Excelência e Meritocracia

Janeiro 11, 2007 by  
Filed under Notícias

Por Adelino Cunha

Num momento de viragem na nossa economia e em que grandes desafios se apresentam aos portugueses, integrados numa economia cada vez mais global, importa aprender com o melhor de outros e parar de repetir os mesmos erros.

Gostava de chamar a atenção para o foco enviesado que se continua a dar aos Recursos Humanos nas organizações, utilizando mecanismos artificiais de incentivo e motivação, muitas vezes enquadrados nos programas de avaliação de desempenho e nos sistemas de incentivos, descurando-se a parte mais importante que é a pessoa. Deve ser investido mais tempo e esforço, com qualidade, na detecção das necessidades reais das pessoas e das organizações, de forma a criar planos ajustados de satisfação das mesmas, e projecção de níveis superiores de desempenho.

Fico às vezes com a sensação de que se pretende “motivar e reconhecer por decreto”.

Nos contactos que mantenho noto muita descrença nas intenções dos líderes, porque os liderados não “vêem” nesse líderes o exemplo a seguir.
– Como se pode estimular e motivar a excelência e o elevado desempenho nas escolas, se os alunos que se esforçam para tirar notas elevadas, vêem professores a fazerem o mínimo, para não terem trabalho de justificar notas negativas, até sobem as notas dos que devem ser penalizados, prejudicando quem dá o máximo?
– Como se pode pretender melhorar a justiça se quem nela trabalha muitas vezes dela se aproveita e não a aplica a si próprio?
– Como se pode esperar alterar o valor de reformas de mais de 5000 Eur mensais, quando quem o decide é quem delas vai auferir e não faz por dar o exemplo?
– Como se pode pretender implementar a meritocracia nas organizações se os líderes não dão o exemplo ?

Outros países já aprenderam que, se queremos tornar-nos excelentes e apostar decisivamente numa cultura de mérito e melhoria contínua, temos de dar o exemplo, todos, mas em especial quem mais responsabilidade e visibilidade tem. Como dizia Rockefeller – “Quem está no topo da hierarquia é o que tem mais responsabilidades e o que tem menos direitos.”.

Adelino Cunha é um orador motivacional, escritor, empresário e coach certificado internacionalmente pelo ICC. Além de proferir palestras e dar consultadoria em Alto Desempenho em empresas, ensina em diferentes pontos do mundo como implementar o Condicionamento para o Sucesso nas vidas das pessoas e nas organizações. Adelino Cunha faz Coaching de Alto Desempenho com empresários, atletas, estudantes e profissionais de vários ramos.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!