Tecnologia: Novo material elástico será pele para robôs

Março 25, 2010 by  
Filed under Notícias

Investigadores japoneses criam estrutura com nanotubos de carbono.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tóquio criou um novo material elástico que poderá ter diversas aplicações, mas o seu primeiro destino será para ser transformado em pele para robôs. A inovação é, ao mesmo tempo, um excelente condutor de corrente eléctrica, segundo avançou a «Science».

O novo material tem a capacidade para estender-se até mais do dobro de seu tamanho normal e possui uma capacidade condutora 570 vezes superior à da borracha. “Os seres cibernéticos devem ser cobertos de componentes electrónicos para medir a temperatura, a pressão e outros factores ambientais, a fim de viver em harmonia com os humanos”, explicou Tsuyoshi Sekitani, um dos investigadores nipónicos.

A silicone e outros polímeros, já utilizados para simular a pele humana, são bastante maleáveis, mas inadequados para a electrónica. Quanto aos materiais condutores, todos são descartados porque é impossível fazê-los passar por uma pele suave.

A estrutura é criada a partir de nanotubos de carbono – um estado cristalino e cilíndrico do carbono descoberto pelos japoneses há vinte anos – em líquido iónico para poder ser misturado com a borracha. Os nanotubos de carbono têm por particularidade uma grande mobilidade electrónica, ao contrário dos compostos orgânicos já utilizados como transístores.

Além da aplicação em robôs, poderá ainda ser utilizado como uma ‘capa’ de um volante de automóvel capaz de captar diversos parâmetros e avaliar se o condutor está realmente capacitado em termos físicos ou aplicado em colchões para analisar as posturas do sono e identificar as razões de diversas patologias ou evitar seu aparecimento. Além disso, pode igualmente ser utilizado no fabrico de roupa desportiva e profissional para medir parâmetros fisiológicos.

Fonte: Ciência Hoje



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!