Tecnologia: Registo de Saúde Electrónico para 2012

Março 27, 2010 by  
Filed under Notícias

Vai permitir a maior mobilidade dos cidadãos entre hospitais, quer sejam públicos ou privados.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou esta quinta-feira, que em 2012 todos os portugueses terão um Registo de Saúde Electrónico – RSE, que lhes permitirá «mover-se tranquilamente» no sistema de saúde, seja qual for o prestador, disse o secretário de Estado aos jornalistas nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

De acordo com este membro do Governo, o RSE «não pode ser o repositório de toda a informação, tem de ser um instrumento fácil de utilizar pelos cidadãos e pelos profissionais, quando, por exemplo, uma pessoa vai a uma urgência num hospital».

O objectivo é criar «um sistema que esteja centrado no cidadão e que permita transitar sem dificuldade nos vários hospitais, públicos e privados», adiantou.

Registo de Saúde Electrónico terá uma definição de áreas consideradas essenciais – os diagnósticos activos, a medicação, as alergias – encontrando-se em estudo a inclusão de outros dados.

Permitirá, «a médio prazo, não só viajar tranquilamente» por Portugal,mas também no conjunto da Europa, disse ainda o secretário de Estado.

Fonte: Tvi24



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!