Energia: Évora é a primeira InovCity portuguesa

Abril 6, 2010 by  
Filed under Notícias

Évora acolhe “contadores inteligentes” da EDP

Quase dois anos e meio depois do seu lançamento, o projecto de rede eléctrica inteligente da EDP InovGrid arranca hoje em Évora, cidade “piloto” escolhida para a instalação de 31 mil contadores inteligentes que permitem mais comunicação cliente-empresa.

Esta iniciativa tem vantagens claras para o consumidor, diz o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, ao permitir a contagem dos consumos em tempo real e a mudança de tarifa à distância.

O projeto InovGrid de Évora – feito através de parceria da EDP com o INESC Porto, a EFACEC e a JANZ, entre outras – passa não só pelos contadores inteligentes (e-boxes), como por terminais de comunicação ligados a vários pontos de transformação da cidade.

Em conjunto, os novos aparelhos permitirão ainda a um cliente que tenha um aparelho de microgeração de energia saber quanta electricidade está a injectar na rede.

Mas a rede eléctrica inteligente que arranca hoje em Évora – numa cerimónia que conta com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e com o presidente da EDP, António Mexia – na prática também cria um novo sistema de monitorização e controlo de toda a rede de distribuição.

Esta característica, considera a EDP, também permitirá uma gestão mais eficiente dos 16 pontos de carregamento de veículos eléctricos que já estão montados na cidade alentejana.

Inovações na rede e na mobilidade eléctrica que, conjugadas, levaram a EDP e a autarquia local a “baptizar” Évora como a primeira InovCity portuguesa, experiência que mais tarde a eléctrica pensa alargar a outras cidades do país.

Fonte: Rádio Renascença



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!