Tecnologia: «Telhado inteligente» criado nos EUA

Abril 12, 2010 by  
Filed under Notícias

Um grupo de engenheiros americanos lançou agora um novo conceito de “telhado inteligente” capaz de “ler” um termómetro e ajustar as suas propriedades consoante a temperatura e que deverá ser lançado no mercado dentro de três anos.

Fabricado com um material derivado do óleo de cozinha usado, o revestimento muda automaticamente de características, passando para a reflexão ou para a absorção do calor solar quando a temperatura exterior atinge um valor específico predeterminado, podendo ser ajustado às condições climáticas locais. Deste modo, no Verão reflecte a luz e já no Inverno, absorve o calor.

“Este é um dos materiais de revestimento de coberturas mais inovadores e práticos desenvolvidos até hoje”, afirma Ben Wen, líder da investigação, sublinhando que , para além de proporcionar um novo uso para o óleo usado, “este biorrevestimento de telhado inteligente, em comparação com um telhado tradicional, é capaz de reduzir os custos de aquecimento e de refrigeração ao mesmo tempo”.

Os testes mostraram que revestir um telhado com a cobertura à base de óleo reciclado pode reduzir a temperatura das telhas de 50 a 80 por cento nos meses mais quentes do ano. Já durante o inverno, o revestimento pode aumentar a temperatura do telhado em até 80 por cento, comparativamente com os telhados tradicionais.

“Mesmo que a temperatura do tecto seja reduzida ou aumentada em poucos graus, dependendo da temperatura exterior, essa mudança pode fazer uma grande diferença na conta de energia”, argumenta Wen.

Para fabricar o revestimento, o óleo de cozinha usado é transformado num polímero líquido que endurece após a aplicação, sendo que não é inflamável e pode ser produzido em qualquer tonalidade.

O próximo passo dos investigadores é averiguar qual a durabilidade do material. Embora acreditem que dure “vários anos”, referem que a cobertura poderá ser reaplicada se se deteriorar.

Fonte: Ciência Hoje



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!