Ciência: Nova entidade para a saúde aposta na investigação

Abril 15, 2010 by  
Filed under Notícias

A Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde, uma nova sociedade científica hoje apresentada, quer dar um contributo científico para a qualidade na saúde em Portugal e influenciar a tomada de decisões, mas demarca-se já da execução das políticas. Trata-se de uma associação científica sem fins lucrativos e pretende ser um fórum nacional de discussão, investigação, formação e desenvolvimento da qualidade na saúde e na segurança do doente.

A importância desta instituição, explica Margarida França, presidente da direcção, centra-se no “papel que pode desempenhar na sociedade civil”, e na forma como poderá influenciar “as tomadas de decisão”. No entanto, sendo uma sociedade científica “vai desenvolver a vertente da inovação e a vertente da investigação”.

O trabalho será realizado através da análise de situações e os seus pareceres não terão carácter vinculativo. “O nosso objectivo é introduzir inovação, analisar situações, colaborar com a Direcção Geral de Saúde sempre que formos chamados para isso, mas numa vertente científica de investigação e de análise. Nós não vamos executar políticas. A execução da política e da estratégia da qualidade em saúde compete ao Ministério da Saúde”, explicou Margarida França.

Fonte: Ciência Hoje



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!