Ciência: Produção científica cresce, mas fica aquém da média da UE

Abril 15, 2010 by  
Filed under Notícias

A produção científica em Portugal cresceu 68% entre 2004 e 2008, ou seja, acima da média europeia. No entanto, o número de artigos publicados, por milhão de habitantes, ainda está muito longe da média dos 27 países da União Europeia e que é liderada pela Suécia.

A produção científica está a aumentar a bom ritmo, em Portugal, embora ainda esteja muito aquém da média europeia. Esta é a conclusão do recente relatório do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), de acordo com o qual Portugal chegou às 12.108 publicações científicas referenciadas internacionalmente, em 2008. Quanto ao número de publicações por milhão de habitantes, registou-se um aumento de 68%, de 373 para 626 artigos, entre 2004 e 2008. “Este aumento representa um dos maiores crescimentos do conjunto de países da União Europeia, cuja taxa média de crescimento se situou nos 35%”, diz o relatório do GPEARI.

No ‘top five’ dos países da União Europeia que mais artigos científicos produzem estão a Suécia, com 1.779 publicações por milhão de habitantes, em 2008, a Dinamarca (1.706), a Finlândia (1.557), a Irlanda (1.450) e a Holanda (1.439). A meio da tabela surgem os grandes da UE, como o Reino Unido, a Alemanha, a França e a Espanha. Portugal surge nesta lista em 16º lugar, com 626 artigos.

Com o relatório a sublinhar a taxa de crescimento de 68% (sobretudo nas ciências exactas e engenharias), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) é cauteloso na sua avaliação. “Apesar deste aumento ser bastante relevante, torna-se claro que ainda existem vários desafios a trabalhar para garantir o aumento da produtividade científica, nomeadamente através de estímulos financeiros, de desenvolvimentos institucionais adequados, continuando a estimular as massas críticas científicas”, disse ao Diário Económico o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!