Marketing: Ser turista na UE dá direito a subsídio

Abril 20, 2010 by  
Filed under Notícias

Portugal vai desenvolver um projecto próprio até 2013, em sintonia com a Comissão Europeia.

A ideia é espanhola, nasceu em Outubro do ano passado e já cativou 50 mil turistas, com mais de 55 anos. O ministério espanhol do Turismo criou um subsídio para a população ir de férias, de forma a dinamizar o sector. A Comissão Europeia agarrou o projecto e vai custear em 30% as viagens de algumas faixas etárias. Ser turista, agora, dá direito a subsídio.

Os idosos com mais de 65 anos e os reformados vão ser beneficiados por esta medida. Mas também os jovens entre os 18 e os 25 anos, as famílias carenciadas e os portadores de deficiência fazem parte dos grupos que o turismo quer conquistar, segundo o jornal «i».

Portugal alinha com a Comissão Europeia (CE) na promoção do turismo social. O Governo pretende pôr em prática um projecto próprio, mas em sintonia com a CE, até 2013.

Ao subsidiar as viagens dos portugueses pela Europa, o Governo espera «democratizar o acesso a férias e combater a sazonalidade no turismo», como explicou o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, ao mesmo jornal.

Para promover a cultura europeia, nada como ir de férias e fazer delas um direito. Mas há férias melhores do que outras: são «um formidável indicador da nossa qualidade de vida», sentenciou o comissário europeu da Indústria e Empreendorismo, António Tajani, numa conferência, em Madrid.

O objectivo é, por isso, melhorar e reforçar o leque de opções para uns dias de descanso, sobretudo em época baixa. No entanto, estão previstos no Programa de Estabilidade e Crescimento cortes nas prestações sociais para fazer cair o défice para os 3%, daqui a três anos. E o peso orçamental deste programa de subsídios ainda não é conhecido. Se for concretizado, o Governo poderá ter de voltar a fazer contas.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!