Inovação: INESC Porto lidera projecto para massificar a utilização de veículos eléctricos

Abril 23, 2010 by  
Filed under Notícias

Portugal poderá tornar-se líder tecnológico mundial em mobilidade eléctrica e redes eléctricas inteligentes com o arranque do projecto Reive (Redes eléctricas inteligentes com veículos eléctricos), que pretende mudar o paradigma de mobilidade actual e contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono (C02) na atmosfera ao criar condições para a massificação de veículos eléctricos e micro-geração.

Liderado pelo INESC Porto, este projecto propõe a progressiva e tecnicamente sustentada integração de sistemas de micro-geração e de veículos eléctricos na rede eléctrica, garantindo assim que a sua exploração seja eficiente.

O Reive quer ir muito para além do âmbito científico, como comprova o envolvimento directo de parceiros industriais nacionais: REN, EDP Distribuição, EFACEC, CONTAR, Logica e Galp Energia. No seu conjunto, os parceiros da indústria portuguesa financiam o projecto em 500 mil euros, devendo integrar os resultados obtidos pelo Reive no desenvolvimento dos bens e serviços de base tecnológica que oferecem.

Dado o alinhamento deste projecto com os objectivos da política energética nacional, que privilegia as áreas das energias renováveis, nomeadamente a energia eólica, o Fundo de Apoio à Inovação (FAI) vai co-financiar o projecto Reive em 50 por cento dos custos.

Contracto no valor de 2,6 milhões de euros

Deste modo, na próxima segunda-feira, dia 26 de Abril, vai decorrer a assinatura de um contracto no valor de 2,6 milhões de euros entre o INESC Porto e o FAI. A cerimónia que se realiza no auditório do INESC Porto, pelas 16h30, conta com a presença do secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, e dos parceiros industriais do projecto, bem como de outras instituições que vão colaborar com o INESC Porto no projecto: o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e o CEETA-ECO.

Esta iniciativa insere-se nas comemorações dos 25 anos do INESC no Porto, que tem vindo a conquistar reconhecimento nacional e internacional no sector energético, especialmente ao nível das energias renováveis, fruto do trabalho que tem vindo ao desenvolver longo dos últimos 15 anos naquela área.

Prova disso mesmo são o contrato com os EUA para previsão de potência eólica (2008) e os contratos de consultoria em energia eólica com países como Brasil, Cabo Verde, Espanha, Hungria, Bulgária e Venezuela. Destacam-se ainda projectos como o More Microgrids (2006), na área de micro-geração de electricidade, o InovGrid (2008), que desenvolveu um sistema de telecontagem inteligente.

Mais recentemente, em 2009, foi promovido o projecto Mobile Energy Resources for Grids of Electricity (MERGE), que vai preparar o sistema eléctrico europeu para a massificação da utilização de veículos automóveis eléctricos. O Reive terá, inclusivamente, uma forte ligação com o InovGrid e o Mobi.e.

Fonte: Ciência Hoje



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!