Inovação: Inventor português esperou sete anos para lucrar com a tecnologia patenteada

Abril 29, 2010 by  
Filed under Notícias

Manuel Londreira diz que “olha e consegue ver”, constata uma necessidade e, em três tempos, desenvolve uma engenhoca capaz de a colmatar, mas para fazer dos inventos forma de vida teve que fazer “muitos sacrifícios”

O Sistema Inteligente Multiusos por Telemóvel, da sua autoria e patenteado em 2001, valeu uma medalha de ouro ao inventor português no Salão Internacional de Genebra, evento em que participou, mais uma vez, na semana passada. Trata-se de uma tecnologia que permite bloquear os automóveis através do telemóvel, pensada para recuperar os automóveis roubados.

Este invento, todavia, só começou a ter retomo sete anos mais tarde, quando Manuel Londreira fez uma parceria com a empresa Novatrónica. Desde então, afirma, “já foi aplicado a centenas de automóveis”.

O conceito foi também adaptado a outras portas, permitindo abrir e fechar a porta de casa à distância a partir do telemóvel: esta tecnologia está a ser comercializada pela Blindabem. “Uma/boa ideia gera sempre um bom negócio” conclui Manuel Londreira, embora admita que “durante muito tempo” duvidou desta máxima.

A “vontade de ajudar” deste português levou-o a criar o Núcleo de Inventores, Investigadores (N3I), com sede em São João da Madeira, que pretende apoiar inventores e investigadores a desenvolver as suas ideias e a transformá-las em negócios. “É preciso que as empresas dêem oportunidade aos inventores”, afirmou, acrescentando que “a N3I já tem cerca de 20 inventores associados, sendo a sua missão facilitar a ligação ao meio empresarial”.

Aos 47 anos, Manuel Londreira levou à 38.ª edição do Salão Internacional de Inventores de Genebra – a quinta em que participa – novos produtos comerciais ‘anticarjacking’ e de gestão de frotas, baseados no Sistema Inteligente Multiusos por Telemóvel, a sua única invenção protegida com patente nacional.

Afirma que vale a pena registar as patentes e sustenta que é importante saber esperar até obter o registo antes de publicitar o que se tem em mãos.

Lamenta também já ter sido vítima de plágio por “não saber esperar”.

Fonte: Diário de Aveiro” – 28 Abril 2010



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!