Inovação: 3M usa rede social para estimular inovação

Maio 3, 2010 by  
Filed under Notícias

Em apenas duas semanas, a empresa recolheu mais de 700 sugestões, que resultaram na possibilidade de atuar em nove novos mercados

O conglomerado norte-americano 3M – que produz soluções nas áreas de saúde, produtos para escritório, abrasivos e adesivos – tem trabalhado para disseminar uma postura inovadora entre sua equipe.

Tradicionalmente, a companhia mantém um encontro anual, no qual os principais executivos se dedicam exclusivamente a pensar no futuro.

Mas por meio de uma rede social interna, a companhia quer disseminar isso para todos os seus colaboradores ao redor do mundo.

A plataforma, aberta aos 75 mil funcionários – em 42 países – tem como intuito trocar ideias que possam trazer algum tipo de inovação.

E nas primeiras duas semanas de lançamento, atraiu mais de 1,2 mil pessoas, que geraram mais de 700 sugestões, que resultaram em 9 novos mercados para a companhia explorar.

Para chegar a esse número, o departamento de gestão do conhecimento da 3M colheu todas as ideias que chegaram por meio do sistema nas duas primeiras semanas. Em seguida, durante um mês, filtrou 736 ideias geradas em 26 grandes grupos e, a partir daí, conseguiu visualizar nove potenciais futuros mercados para a companhia.

“O maior benefício do projeto foi a forma que essa nova abordagem consegue suportar os esforços para aumentar o engajamento dos funcionários”, analisa o presidente da consultoria em gestão profissional e empresarial ICEX e professor da Boston University, Rick Swanborg.

Ainda de acordo com ele, ao tirar da mão apenas dos principais executives esse compromisso com a inovação, as empresas têm mais possibilidade de obter sucesso.

Fonte: CIO/UOL



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!