Economia: Exportações aumentam 14,6%

Maio 10, 2010 by  
Filed under Notícias

Subida registada nos três primeiros meses deste ano permitiu reduzir défice comercial em mais de 168 milhões de euros.

Mais exportações estimulam a economia. E foi o que aconteceu nos três primeiros meses deste ano. As saídas de bens do país aumentaram 14,6%, em relação ao mesmo período de 2009. As importações escalaram 7,6%, mas mesmo assim houve um desagravamento do défice da balança comercial em mais de 168 milhões de euros.

Os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o comércio internacional revelam que as exportações extracomunitárias aumentaram 18%, enquanto as importações cresceram 32,5%, em termos homólogos.

Foram as variações dos combustíveis e dos lubrificantes «decorrentes do encerramento extraordinário da refinaria de Sines», em Janeiro e Fevereiro do ano passado que ditaram obstáculos à «importação de produtos primários, e consequentemente, a exportação dos produtos transformados».

Pondo de parte estas duas categorias de produtos, o INE revela que as exportações aumentaram 4% e as importações 21,3%. Ou seja, o saldo da balança comercial atingiu um défice de 54,3 milhões de euros. Se juntarmos os combustíveis e lubrificantes ultrapassa os 1.130 milhões.

A explicação está nas «importações de aeronaves ao longo do primeiro trimestre» e nas exportações de «embarcações e de material eléctrico».

Março registou um melhor desempenho face ao mesmo mês do ano passado, no que diz respeito às exportações, que aumentaram 38%. Mas as importações também sofreram um incremento de 25,5%, em relação ao ano passado.

Os dados são positivos também em relação a Fevereiro: o aumento das exportações foi de 32,1% em relação aos produtos exportados. As importações aumentaram 9,8%.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!