Tecnologia: Economia Digital será o motor do crescimento

Maio 18, 2010 by  
Filed under Notícias

A Comissão Europeia considera que a economia digital irá ser um dos pilares do crescimento económico da Europa.

Esta é uma das conclusões do relatório sobre a competitividade digital, que mostra que a economia digital está a crescer a ritmo elevado. Segundo o relatório «desde 1995, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) impulsionaram metade dos ganhos de produtividade na União Europeia, graças ao progresso tecnológico e aos investimentos no sector. Os dados relativos a 2004-2007 indicam que este investimento começou, mais recentemente, a gerar ganhos de eficiência no resto da economia. O valor acrescentado do sector das TIC na economia europeia é de cerca de 600 mil milhões de euros (4,8 por cento do PIB). O sector justifica 25 por cento dos investimentos comerciais totais em I&D na União Europeia».

No entanto, o relatório frisa que é necessário que a Europa intensifique os esforços no desenvolvimento da economia digital. Pelo que a Comissão Europeia considera que para «aproveitar plenamente os benefícios potenciais da economia digital, a Europa deve intensificar os seus esforços e oferecer uma banda larga de débito mais elevado e uma Internet em que as pessoas confiem, melhorar os níveis de competência dos cidadãos e estimular ainda mais a inovação nas TIC».

Em declarações a propósito da apresentação deste documento, a comissária para a Agenda Digital, Neelie Kroes, referiu que «a economia digital da Europa é vital para o crescimento económico e a prosperidade. As TIC e a Internet de débito elevado são tão revolucionárias hoje na nossa vida como há mais de um século o foi o desenvolvimento das redes de electricidade e de transporte. Mas precisamos de apoio para continuar a desenvolver a Internet, a fim de que todos os cidadãos possam beneficiar da economia digital».

O relatório mostra ainda que o mercado de Banda Larga na Europa foi o que mais cresceu em 2009, sendo que «cerca um quarto dos cidadãos (24,8 por cento) têm assinatura de banda larga fixa» e que «os débitos de conexão estão a aumentar, com 80% das linhas de banda larga fixa na UE a oferecerem hoje débitos superiores a 2 Mbps, mas somente 18% delas excedem 10 Mbps». E é este último valor que a CE quer mudar com a aprovação da Agenda Digital 2020, que aponta para acessos de 30 Mbps ou mais.

Fonte: iGOV



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!