Marketing: Exportações portuguesas para o Brasil crescem 73% no 1.º trimestre

Maio 27, 2010 by  
Filed under Notícias

O comércio entre Portugal e o Brasil intensificou-se no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2009, com um crescimento de quase 73% das exportações e de 69% das importações.

As vendas de bens portugueses ao Brasil atingiram os 85,53 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor é 72,7% superior ao verificado no primeiro trimestre de 2009 e poderá significar uma forte retoma caso se mantenha nos trimestres seguintes, depois da queda verificada de 2008 para 2009.

Os produtos agrícolas, máquinas e aparelhos, alguns minerais e produtos alimentares continuam no topo da lista de bens exportados para o Brasil, mas entre os que mais crescem destacam-se os materiais de transporte, vestuário e calçado.

Quanto às importações, a retoma é também evidente no primeiro trimestre, tendo atingido 220,8 milhões de euros, mais 68,9% que o valor dos bens que Portugal comprou ao Brasil no primeiro trimestre de 2009.

O Brasil mantém assim a posição de 11.º melhor cliente de Portugal e também no sentido inverso o fluxo comercial lhe garante uma posição de destaque como fornecedor, com o 10.º lugar em 2009 e 11.º no primeiro trimestre deste ano.

Quanto ao investimento directo, as oscilações são muitas ao longo dos anos, o que voltou a verificar-se no primeiro trimestre deste ano, com o valor a disparar de 20,21 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2009, para quase 1,6 mil milhões em igual período deste ano.

A entrada de capitais brasileiros na cimenteira Cimpor e os investimentos em Portugal da Embraer são os principias responsáveis deste montante atípico.

O investimento directo português teve também um aumento, de 103,77 milhões de euros para 151,247 milhões de euros, no período em análise, segundo dados do Banco de Portugal.

O presidente da AICEP, Basílio Horta, falando aos jornalistas na terça-feira no final de um encontro entre o primeiro-ministro e vários empresários, no âmbito da viagem que José Sócrates irá realizar esta semana ao Brasil e à Venezuela, salientou a importância que o Brasil pode ter na economia portuguesa. O presidente apontou o investimento da Embraer em Évora como “um dos mais importantes dos últimos anos” para o País e disse que “os investimentos brasileiros em Portugal são estruturantes na nossa economia”.

Fonte: o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!