Empreendedorismo: Capital de risco duplica e já representa 2% do PIB

Junho 11, 2010 by  
Filed under Notícias

Dados da CMVM revelam que os montantes geridos pelos operadores de capital de risco nacionais aumentaram 111% em 2009, face ao ano anterior, para 3,1 mil milhões de euros.

No seu “Relatório Anual da Actividade de Capital de Risco” de 2009, o regulador adianta que o capital de risco passou a representar cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, quando em 2008 o peso não atingia 1%. O PIB nacional ronda os 160 mil milhões de euros.

Já a expressão dos investimentos realizados em capital de risco no PIB, de 0,2%, esteve em linha com o verificado na Europa, informa a CMVM.

Por operadores de capital de risco nacionais devem entender-se as sociedades de capital de risco e outras entidades legalmente habilitadas para o efeito e fundos de capital de risco, nota a CMVM.

O capital de risco é uma forma de financiamento em que a entidade financiadora, a Sociedade de Capital de Risco (SCR), assume uma participação no capital da empresa.

A relação com as empresas participadas, que pode ser temporária ou de médio/longo prazo, passa pela tomada de uma posição minoritária na sua estrutura accionista, que poderá ter lugar numa fase de criação ou expansão da sua actividade.

A CMVM nota ainda que o aumento da actividade de capital de risco “assume especial relevância para o desenvolvimento da economia nacional”, materializado, nomeadamente, em ganhos de produtividade e numa maior dinâmica do sector exportador.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!