Inovação: Universidades do centro criam «olheiro de tecnologia» na área da saúde

Junho 18, 2010 by  
Filed under Notícias

Universidades e unidades de investigação da região centro juntaram-se para criar um «olheiro de tecnologia» que possa transformar em resultados os bons produtos para empresas que actuem na área da saúde, escreve a Lusa.

«Visa passar ciência para o mercado. É um projecto na área da saúde. O principal objectivo é apoiar os processos que pegam em vários resultados de investigação e pretendem fazer com eles produtos na área da saúde que sejam competitivos», disse à Lusa o director de inovação do Instituto Pedro Nunes (IPN), Carlos Cerqueira.

O denominado DHMS – Dinamização Regional de Actores na área do HealthCare & Medical Solutions, apresentado em Coimbra esta quarta-feira, é um projecto que se assume como «olheiro da tecnologia» e tem como promotores o IPN, a Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), e as universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior.

«A noção de olheiro da tecnologia é uma das fases do processo. A ideia é de que é necessário dentro das universidades, dos centros de investigação, em colaboração com os investigadores, encontrar aquelas tecnologias que têm mais capacidade para chegar ao mercado, e que sejam produtos competitivos», explicou.

A intenção é identificar igualmente o mais cedo possível os potenciais produtos, registar patentes e assim proteger a propriedade industrial.

O IPN, uma instituição de transferência de tecnologia dinamizada pela Universidade de Coimbra, será o coordenador do projecto, mas cada um dos parceiros terá equipas de profissionais em transferência de tecnologia que vão fazer o essencial do trabalho, e sempre que necessário recorrer a consultadoria especializada, nacional ou estrangeira.

De acordo com Carlos Cerqueira, a área da saúde foi escolhida porque «é uma das maiores vantagens competitivas da região centro».

A região tem empresas que apostam cada vez mais nesta área, há unidades de prestação de cuidados de saúde «que são de excelência reconhecida», e as três universidades «têm investigação de excelência não só em saúde, como nas tecnologias de informação, materiais, robótica, que são aplicáveis em produtos da área da saúde».

«Se consideramos as empresas da região centro que têm produtos na área da saúde, os valores de facturação anual são da ordem dos 350 milhões de euros. É um mercado importante que transforma esta região num player na área da saúde», sublinhou.

Com este «olheiro da tecnologia, as empresas que já existem podem reforçar-se com novos produtos», haverá empresas «que nascem para aproveitar resultados e que vão para o mercado, e se esta dinâmica for positiva, convincente e geradora de riqueza, então virão para cá empresas para aproveitar essa mão-de-obra, esse talento e os resultados de investigação», concluiu.

Fonte: Tvi 24 Horas



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!