Empreendedorismo: científico “é pouco facilitado” em Portugal

Junho 25, 2010 by  
Filed under Notícias

“Ainda existem em Portugal barreiras que impedem a normal relação entre a comunidade científica e as diversas empresas”, conclui um estudo realizado pela ALTEC (Associação de Laserterapia e Tecnologias Afins), que durante três anos procurou avaliar as dificuldades dos contactos e consequentes parcerias entre a comunidade científica e instituições e empresas.

Estas barreiras representam, salienta a ALTEC, um entrave ao desenvolvimento e progresso de Portugal.

O estudo concluiu que “a grande maioria das empresas e entidades não dão qualquer resposta à apreciação dos projectos, ou demoram mais de um ano a fazê-lo”. No total das empresas observadas, apenas duas responderam à apresentação dos projectos em 48 horas.

O estudo, que incidiu sobre 32 entidades públicas e privadas, identificou como principais problemas que impedem uma maior eficácia nas respostas por parte das entidades: “dificuldade em marcar reuniões, barreiras múltiplas até chegar à pessoa indicada, indisponibilidade para responder ao candidato”.

A ALTEC, presidida por António Lúcio Baptista, é uma associação ibérica que tem como objectivo promover iniciativas sobre laserterapia, regulamentação, formação científica e técnica para o uso nos humanos e animais.

Fonte: Oje – O Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!