Economia: Economias emergentes vão crescer mais rápido até 2020

Junho 29, 2010 by  
Filed under Notícias

As economias emergentes vão crescer a um ritmo «significativamente mais rápido do que as avançadas nos próximos 10 anos». A projecção foi feita pelo Banco de Pagamentos Internacionais, no seu relatório anual onde é analisada a situação da economia actual.

Uma das regiões do globo a impulsionar mais a entrada de capital na economia mundial será a América Latina, embora não haja dados concretos acerca do crescimento previsto.

Foi, aliás, graças às economias emergentes que aumentaram as taxas de rendimento e a percepções do menor risco da parte dos investidores.

Brasil e Peru são alguns dos países que marcaram pontos na recuperação económica do último ano. Aliás, as condições de financiamento mais favoráveis renovaram o interesse dos investidores internacionais pelos activos destas e de outras economias em intensa recuperação. As próprias emissões de títulos das economias emergentes nos mercados locais e internacionais estão a ganhar novo fôlego.

Palavra-chave: «prudência macroeconómica»

A procura de activos da América Latina tem-se dirigido para os países onde as finanças públicas e os balanços das empresas estão mais sólidos. Mas, embora a situação económica das economias emergentes tenha melhorado notavelmente», ainda «enfrentam dilemas políticos significativos».

Mais crescimento e entradas de capital voltam, no entanto, a expor as economias a pressões relacionadas com a inflação, com o rápido crescimento do crédito, com a especulação e com a valorização da moeda.

A palavra-chave é, por isso, «prudência macroeconómica, aliada a uma política monetária restritiva e de uma maior flexibilidade cambial.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!