Marketing: Cobrança de conteúdos custa 2/3 dos leitores ao The Times

Julho 21, 2010 by  
Filed under Notícias

O site do jornal inglês The Times perdeu dois terços dos utilizadores habituais desde que começou a cobrar pelo acesso aos conteúdos online, contando actualmente com apenas 33 por cento dos visitantes que tinha antes de introduzir o pagamento por PayPal.

A queda de 66 por cento no número de visitantes fica, ainda assim, aquém dos 90 por cento estimados por alguns especialistas, embora o valor actual possa estar ainda a beneficiar do desconto oferecido a título de lançamento – podendo o cenário agravar-se depois.

A informação é avançada pelo The Observer, com base nos últimos dados do Experian Hitwise, um serviço que monitoriza o tráfego online. De acordo com esta fonte, depois da adopção dos mecanismos de pagamento electrónico, a 2 de Julho, o número de visitas do site caiu para 33 por cento do tráfego registado antes do início do período de pré-registo para acesso ao novo modelo.

Segundo explicam, a maior parte dos “abandonos” ter-se-á dado logo quando o site começou a pedir aos utilizadores que se registassem para aceder aos conteúdos, preparando a plataforma para a cobrança a entrar em vigor na fase seguinte. Na altura, as visitas caíram logo 58 por cento.

As intenções de passar a cobrar pelo acesso aos conteúdos do The Times e do Sunday Times, ambos do grupo News International, tinham sido anunciadas pelo director da companhia, Ruper Murdoch, ainda durante o ano passado – contrariando outra “corrente”, seguida por alguns meios, que defende a aposta na publicidade como forma de garantir a sustentabilidade do jornalismo na Web.

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!