Economia: Investimentos na economia do mar rondam os 5 mil milhões

Julho 28, 2010 by  
Filed under Notícias

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações estimou hoje em cinco mil milhões de euros os investimentos que estão a decorrer em Portugal relacionados com a economia do mar.

António Mendonça falava na cerimónia de inauguração das obras de uma nova nave logística no porto de Sines e após uma visita, juntamente com o primeiro-ministro, às obras de ampliação do mesmo terminal.
“Não é comum começar com um número, mas deixo-vos aqui um: cinco mil milhões de euros. Isso representa – e é uma avaliação por baixo – os investimentos que decorrem em todos os assuntos relacionados com a economia do mar”, disse o ministro.
Este valor, especificou, diz respeito “não apenas ao nível dos portos, infra-estruturas e actividades associadas aos portos, entre as quais as logísticas, mas diz também respeito a empresas e indústrias que compreenderam a importância da ligação marítima e que estão a desenvolver as suas actividades em conjunto com o desenvolvimento das actividades portuárias”.
O ministro dos Transportes considerou que “a economia do mar está a concretizar-se em Portugal, há a noção da sua importância e há a concretização de investimentos. É algo que é real”.
O governante apontou ainda que os portos são os maiores dinamizadores deste tipo de economia.
“O início da recuperação económica do país foi visível, em primeiro lugar, nos portos com uma recuperação das taxas de crescimento das suas actividades”, disse António Mendonça acrescentando que com base nos seis primeiros meses do ano “todos os portos têm tido desempenhos notáveis”.
O mesmo responsável deixou ainda um apelo às empresas e aos investidores para que aproveitem o esforço de modernização das infra-estruturas como a do terminal de Sines.
“Costumo dizer que as infra-estruturas são boas, mas podem enferrujar se ninguém as utilizar. Os agentes económicos têm também a responsabilidade de trabalhar em conjunto com o Governo e com as autoridades portuárias no sentido de encontrarem as melhores soluções para aproveitar as oportunidades que se abrem com o esforço de modernização”, concluiu António Mendonça.
O primeiro-ministro e o ministro das Obras Públicas estão hoje em Sines, um dia que Sócrates considerou “histórico”, para o arranque da plataforma logística do porto marítimo, numa altura em que o Governo está focado, juntamente com os privados, em aproveitar todas as potencialidades da infra-estrutura.
António Mendonça e José Sócrates terão ainda uma reunião com os agentes económicos que utilizam o porto de Sines de forma a procurar todas as potencialidades que se abrem com o alargamento do canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico ao Pacífico.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!