Inovação: Agenda Digital com cinco eixos

Setembro 13, 2010 by  
Filed under Notícias

A Agenda Digital 2015, um novo programa no âmbito do Plano Tecnológico, foi hoje apresentada. Irá apostar na tecnologia, na inovação e no conhecimento para modernizar e tornar mais competitivo o país.

Até 2015 o governo irá centrar o investimento e o desenvolvimento, na área tecnológica, em cinco eixos prioritários segundo a Agenda são: Redes de Nova Geração (RNG), Melhor governação, Educação de excelência, Saúde de proximidade e Mobilidade inteligente.

Na área das Redes de Nova Geração estão previstas quatro medidas: acesso universal à banda larga, criação de uma plataforma de serviços em banda larga para cidadãos e empresas, e a criação de um cluster para a RNG.

No que se refere à Administração Pública as metas estabelecidas passam pela disponibilização de serviços públicos multi-canal; pelo licenciamento zero, por uma administração mais aberta e pelo alargamento da iniciativa Orçamento Participativo, que já está em curso em algumas autarquias. Há ainda a acrescentar a criação de medidas que permitam às empresas estar na Internet, e a disponibilização de um serviço denominado «Contas» e «Calendário» do cidadão com a Administração Pública, que possibilitará gerir o relacionamento com o Estado.

No campo da educação a aposta vai para a criação de espaços específicos para alunos, docentes e encarregados de educação no Portal da Escola, pela criação de sistemas de aprendizagem online, será criado um tutor virtual para a área da matemática e uma ciber-escola da língua portuguesa. Outra das metas é permitir que as matrículas e os certificados estejam disponíveis através da Internet.

O Registo de Saúde Electrónico, a Rede de Nova Geração da Saúde, o acesso online aos serviços de saúde, os serviços de tele-saúde para idosos e doentes crónicos, os hospitais sem papel, a desmaterialização das prescrições de medicamentos e de exames de diagnóstico e a transmissão de informação clínica avançada de emergência por via electrónica são as metas que o governo prevê alcançar no domínio da saúde.

A mobilidade é outro dos cinco eixos prioritários da Agenda Digital 2015, estando prevista a criação do Passe Portugal Total, que será um passe para todos os sistemas de transportes públicos, o desenvolvimento de uma infra-estrutura de suporte à mobilidade inteligente e a continuação da plataforma Mobi.E, para a disseminação do uso de veículos eléctricos.

No encerramento da sessão de apresentação da Agenda Digital 2015, o Primeiro-Ministro, José Sócrates, realçou a importância do papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o país, no actual contexto económico. «A área das tecnologias continuará a ser uma área essencial para o desenvolvimento económico do nosso país. É isso que significa esta Agenda Digital», referiu.

Fonte: I Gov



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!