Inovação: Comissão Europeia aposta na inovação

Outubro 12, 2010 by  
Filed under Notícias

“União da Inovação” é o mais recente projecto da Comissão Europeia, que pretende estimular as empresas do sector público e do sector privado a reunirem esforços para incentivar a criação de emprego, o crescimento ecológico e o progresso social.

A iniciativa apresentada pela Comissária para a Investigação, Inovação e Ciência, Márie Geoghegan-Quinn assenta numa estratégia de inovação e modernização, que passa pela criação de vários programas no sector público dos países europeus para gerir posto de trabalho, combater as alterações climáticas e apostar no fundo social.

Reforçar as parcerias europeias de inovação públicas e privadas, implementar o Espaço Europeu de Investigação para reduzir burocracia e eliminar obstáculos à mobilidade de investigadores, incentivar os governos a reservar orçamentos específicos para contratos públicos de produtos e serviços inovadores são algumas das propostas patentes na “União da Inovação”. Para 2011, prevê-se ainda a implementação de legislação com vista a acelerar e modernizar a adopção de normas que promovam a inovação, assim como a modernização de um regime de propriedade intelectual da Europa.

Em comunicado publicado no site da Comissão Europeia, Márie Geoghegan-Quinn salienta que “se não transformarmos a Europa numa ‘União da Inovação’, as nossas economias perderão vigor ao mesmo tempo que se desperdiçam ideias e talentos. A inovação é a chave da construção de um crescimento sustentável e de sociedades mais justas e mais ecológicas”.

Fonte: iGOV Central



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!