Marketing: Candidatos do Mundo

Outubro 20, 2010 by  
Filed under Notícias

A crescente internacionalização das PME portuguesas, nomeadamente no sector da construção e da indústria, tem obrigado ao recrutamento de profissionais aptos a colocar em prática planos estratégicos de exportação.

A internacionalização é, antes de mais, uma estratégia de crescimento que deve ser perseguida por todas as empresas em condições de o fazer e o conjunto empresarial português, constituído essencialmente por PME, tem assumido intenções de crescer além-fronteiras.

Apesar de o mercado angolano ser o mais comum para o fazerem, tem–se assistido igualmente à planificação estratégica de entrada em nichos de mercados árabes e asiáticos. Contudo, a presença, mesmo constante, em feiras temáticas no estrangeiro não é suficiente.

Naturalmente, será um passo importante a dar, mas é igualmente necessário efectuar um rigoroso estudo e análise do mercado da região, fomentar e sustentar a prospecção de clientes, criando parcerias locais, sendo que o passo seguinte será a procura por candidatos aptos a concretizar este plano de expansão.

Tendo tido a oportunidade de identificar profissionais com experiência de desenvolvimento de negócio em mercados do leste europeu, asiáticos, árabes e africanos, verifico que estes são candidatos com uma vasta rede de contactos que se revelam valiosos, permitindo a penetração e consequente desenvolvimento de mercado.

Qual o perfil destes profissionais?

De uma forma geral, estamos perante candidatos com elevada maturidade profissional e, obviamente, experiência comprovada no desenvolvimento de negócios ao nível da prospecção e gestão de clientes em mercados externos. A posse de carteira de contactos no estrangeiro ao nível das redes de distribuição, de revenda, de prescrição e de construção, torna-se de imediato a mais-valia no recrutamento destes profissionais.
Efectivamente, em qualquer região, a existência de um parceiro local fará a diferença entre o sucesso e o insucesso da incursão nesse país.

Existem, naturalmente, pressupostos cruciais, como a disponibilidade para viajar com muita frequência e a fluência em mais do que uma língua, assim como a capacidade de se adaptarem a diferentes realidades culturais, sabendo negociar com base nesses mesmos valores sociais.

O facto de se estar afastado da empresa em Portugal implicará o desenvolvimento de um trabalho que envolve disciplina e rigor num contexto de auto-gestão e autonomia no contacto comercial. Quer isto indicar que profissionais com estas características assumem um elevado nível de importância dentro das organizações, estando directamente associados ao sucesso ou insucesso internacional da empresa.

Representando um forte investimento por parte das empresas, a internacionalização dos seus produtos tem tido retorno significativo sempre que há uma abordagem sistemática ao mercado externo. Facto apenas possível com a aposta em “profissionais comerciais internacionais”, que representam a projecção da marca no mercado estrangeiro.

Fonte: Oje – O Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!