Inovação: Mobi-e garante rede para carros eléctricos pronta no início de 2011

Outubro 22, 2010 by  
Filed under Notícias

Portugal já tem actualmente 40 pontos de abastecimento para carros eléctricos a funcionar.

O Mobi-e, consórcio de empresas para a mobilidade eléctrica, garante que a rede-piloto de abastecimento ao carro eléctrico estará pronta no final do primeiro semestre de 2011. “Portugal será dos primeiros países a ter uma rede de abastecimento para carros eléctricos que abrange o País quase todo”, confirmou Renato Pereira, administrador da Inteli, uma das empresas envolvidas no Mobi-e, na apresentação internacional do Nissan Leaf em Lisboa.

Até agora, “já estão implementados 40 pontos de abastecimento em várias cidades. Estes pontos já estão a funcionar em testes, mas ainda não se encontram abertos ao público”, acrescentou Rui Marques, da EDP Inovação, à parte do III Seminário Ibérico de Estacionamento subordinado ao tema “A Cidade Possível”. A rede-piloto de pontos de carregamento terá 1.300 postos de abastecimento lento, em 25 capitais de distrito, que deverão custar mais de 3,9 milhões de euros, contabilizando apenas o valor da coluna central. Já o custo de um posto de abastecimento rápido – que permite carregar 80% da bateria em meia hora – deverá rondar os 30 mil euros por unidade. O Governo irá implementar 50 colunas em todo o país.

O Mobi-e irá incluir estações de carregamento acessíveis a todas as marcas de carros eléctricos. “Os utilizadores destes veículos apenas necessitarão de um cartão de identificação (idêntico a um Multibanco) para aceder a esta rede, independentemente do local da estação de carregamento”, explica Renato Pereira.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!