Marketing: Publicidade cresce com online e China

Dezembro 9, 2010 by  
Filed under Notícias

O mercado publicitário vai continuar a sua retoma no próximo ano devido à boa performance no segmento online e nas economias emergentes, disseram ontem as casas de research ZenithOptimedia e Magna Global.

O investimento deverá crescer 4,6% em 2011 depois um “surpreendente” aumento de 4,9% este ano, referiu a ZenithOptimedia, empresa pertencente ao grupo Publicis. Já a Magna avançou uma estimativa de crescimento do mercado publicitário de 5,4% no próximo ano contra 6,9% em 2010.

O segmento publicitário online está a crescer a um ritmo três vezes superior ao restante mercado, adiantou a ZenithOptimedia.

No próximo ano, o mercado chinês irá tornar-se o terceiro maior em todo o mundo atrás dos EUA e Japão e destronando a Alemanha, avançou a casa de research. Apesar de estar a dar sinais de recuperação acima do esperado após a crise financeira de 2008, o sector está ainda longe com a tendência pré-crise de longo prazo onde o mercado publicitário se expandia a 6% ao ano, referiu a ZenithOptimedia.

Num relatório separado, a agência de meios GroupM, pertencente à WPP, estimou que o investimento publicitário deverá ultrapassar, pela primeira vez, a barreira do 500 mil milhões de dólares em 2011. A confirmar-se, este será um aumento de 4,7% face ao apurado em 2010, cujas previsões apontam para 474 mil milhões de dólares.

O presidente executivo da WPP, Martin Sorrell, disse ontem, numa entrevista ao canal de televisão da Bloomberg, que o mercado norte-americano está a investir mais em publicidade tradicional no online, estando a comportar-se “como um país emergente”.

Fonte: Oje – o Jornal Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!