Inovação: Cápsula espacial de empresa privada lançada com sucesso

Dezembro 11, 2010 by  
Filed under Notícias

Sem ninguém a bordo, a cápsula Dragon protagonizou com sucesso o primeiro lançamento privado, da empresa SpaceX, para a órbita terrestre de um habitáculo espacial para pessoas e carga. Às 15.53 (hora em Lisboa), poucos minutos depois de a cápsula ter entrado em órbita, a NASA fez o anúncio no Twitter: “A Dragon está em órbita. Felicitações à SpaceX e sua equipa.” O lançamento foi feito com o foguetão Falcon 9, também da SpaceX.

A cápsula desenvolvida pela SpaceX foi concebida para poder transportar uma tripulação de sete astronautas, para além de carga de abastecimento, e o objectivo é que no futuro ela possa prestar esse tipo de serviço à NASA, para reabastecimento da ISS, a estação espacial internacional.

Antes de a empresa poder, no entanto, fazer esses reabastecimentos terá ainda de concluir mais dois lançamentos de demonstração com o Falcon 9.

Com esta primeira etapa concluída com êxito – o regresso da cápsula Dragon à Terra decorreu sem problemas com uma amaragem no Pacífico, ontem à noite – o voo que se segue terá de incluir cinco dias de missão em órbita, com uma aproximação à ISS a 10 quilómetros de distância. Passadas essas provas, a Dragon poderá cumprir a sua primeira missão de reabastecimento da ISS já em 2011.

Fonte: Diário de Notícias



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!