Inovação: Portugal é o 29º mais inovador entre 52 países

Dezembro 14, 2010 by  
Filed under Notícias

Portugal ocupa o 29.º lugar entre 52 países analisados pelo Barómetro de Inovação da Cotec, logo à frente da Espanha, numa lista que é encabeçada pela Suíça, seguida dos EUA, Dinamarca e da Finlândia.

“Globalmente, Portugal posiciona-se no 29.º lugar de entre 52 países analisados, com um valor de índice de 3,52 pontos, muito próximo da média global dos países analisados (3,65)”, refere o Barómetro de Inovação.

O Barómetro elaborado pela Cotec Portugal, que foi apresentado pela primeira vez, avança que a Suíça ocupa a primeira posição, com 5,05 pontos, enquanto no último lugar se situa o Paraguai (2,29 pontos).

O lugar detido por Portugal está “muito próximo” da média global dos países analisados (3,65 pontos), embora se encontre abaixo das médias dos países da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, União Europeia, Zona Euro, União Europeia (UE-27) e dos PECO – Países da Europa Central de Ocidental, sendo o melhor posicionado dos países da Europa do Sul, superando mesmo a Espanha (3,45 pontos).

O Barómetro de Inovação é uma plataforma que disponibiliza informações sobre a inovação em Portugal, através da divulgação de indicadores e estatísticas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI).

Estes indicadores e estatísticas vão permitir desenvolver análises e apresentações agregadas dos dados sobre a inovação empresarial, nomeadamente as práticas de gestão de inovação.

Além disso, foi constituído um painel de “líderes” de vários quadrantes da sociedade portuguesa que emitirá a sua opinião de seis em seis meses sobre as questões da inovação.

No evento de hoje foram também entregues os diplomas de certificação de gestão de inovação a 23 empresas portuguesas, entre as quais a Siemens, Novabase, Everis, Siscog, Critical Software e a RAR Imobiliária.

A Cotec Portugal é uma associação empresarial para a inovação, sem fins lucrativos, que foi criada em Abril de 2003 para promover a competitividade das empresas localizadas em Portugal.

Fonte: Dinheiro Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!