Inovação: Tecnologia portuguesa promete revolucionar videojogos

Dezembro 17, 2010 by  
Filed under Notícias

Uma spin-off da Universidade do Minho apresenta sexta-feira, em Braga, o Mowie, uma nova tecnologia que promete revolucionar o mercado dos videojogos.

Na base desta tecnologia está a tese de doutoramento que Duarte Duque realizou naquela universidade.

O investigador desenvolveu uma série de algoritmos de análise de vídeo e processamento de imagem que transformam uma simples câmara de filmar num sensor inteligente.

Segundo o criador da tecnologia, o Mowie é «um sistema que é capaz de detectar cor, volumes e movimento e interpretá-los», sendo uma das aplicações desta tecnologia «jogos de vídeo interactivos em que o utilizador passa a ser o comando do jogo».

O investigador da UM explicou que o Mowie «mede o movimento de cada pessoa e calcula uma média desses movimentos criando um vector final que vai actuar sobre o conteúdo multimédia».

«O Mowie não é sensível a questões de iluminação podendo funcionar quase sem luz, tanto em espaços fechados como ao ar livre», referiu.

O investigador sustentou ainda que, «ao contrário das tecnologias que foram disponibilizadas recentemente para o mercado dos jogos, esta inovação permite um número quase ilimitado de jogadores e tem um raio de acção que pode chegar a uma centena de metros».

A título de exemplo, frisa Duarte Duque, «o Kinect da Microsoft está limitado a um máximo de dois jogadores e o raio de acção não ultrapassa os dois metros e meio».

Produto de uma pesquisa e investigação 100% nacional, o Mowie está em fase final de processo de patente internacional.

O sistema foi desenvolvido pela Exva, uma spin-off instalada no Ave Park, nas Taipas. A empresa emprega actualmente oito trabalhadores e prevê um volume de negócios este ano na ordem dos 150 mil euros.

A apresentação do Mowie ao público está marcada para as 23 horas desta sexta-feira, no Centro Utopias, Sonhos e Projectos (CUSP), em Braga.

Fonte: Diário Digital



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!