Inovação: 5 tendências de tecnologia para 2015

Dezembro 20, 2010 by  
Filed under Notícias

Já está claro que tablets serão uma parte importante do mercado de tecnologia na próxima década. Mas que outras previsões é possível fazer para, digamos, 2015?

A IBM divulgou uma lista de cinco tecnologias que devem ter um papel importante nas nossas vidas nos próximos cincos anos, de acordo com tendências do mercado e da sociedade.

Por exemplo: já pensou em conversar em vídeo com os amigos, mas em três dimensões? Ou ter um celular cuja a bateria simplesmente recarrega quando entra em contato com o ar?

Confira a lista:

Baterias recarregadas com o ar
Avanços científicos na tecnologia de transistores e de baterias permitirão que dispositivos durem 10 vezes mais em cinco anos do que duram hoje. Em aparelhos menores, as baterias podem até desaparecer. Além disso, de acordo com a IBM, devem surgir baterias que se recarregam usando o ar para reagir com um metal denso em energia.

Chat em 3D
As interfaces em 3D permitirão interagir em tempo real com amigos. O cinema e a TV já estão migrando para a imagem tridimensional. Depois, as câmeras 3D devem ficar mais sofisticadas e menores para caberem em celulares, criando novas possibilidades de comunicação e interação com a internet. Um chat com vídeo, por exemplo, poderá ser com hologramas.

Crowdsourcing o planeta
Observações simples do dia a dia das cidades são dados valiosos que cientistas não possuem em grande volume. De acordo com a IBM, pessoas normais coletarão dados para ajudar cientistas com sensores instalados em seus telefones, carros, computadores: serão os “cientistas cidadãos”.

Aquecimento por computador
A energia e calor produzidos por grandes centros de processamento de dados podem ser usados para aquecer construções no inverno e alimentar aparelhos de ar condicionado no verão. É como se a energia perdida para fazer buscas no Google pudesse ser usada para aquecer a água do café – ou até para tomar banho.

Caminho personalizado
Sistemas adaptáveis de tráfego aprenderão os padrões e comportamentos do viajante para oferecer a ele as melhores informações de rota e de segurança. De acordo com a IBM, viagens diárias ao trabalho não terão mais engarrafamentos, atrasos por obras na rua, multidões no metrô ou a preocupação em chegar atrasado no trabalho.



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!