Marketing: As 20 coisas que passaram de moda esta década

Dezembro 26, 2010 by  
Filed under Notícias

A primeira década do novo milénio foi marcada pelo advento das novas tecnologias. A criação de novos aparelhos e gadgets que, de tecnologia de ponta, passaram rapidamente a obsoletos para logo serem substituídos – e assim sucessivamente – foi deixando para trás alguma tecnologia e hábitos dela dependentes.

Desde o ano 2000, foram apresentados os telemóveis 3G, redes sociais e websites de microblogging, smartphones, o sistema operativo android, consolas com detectores de movimentos, aplicações para telemóveis, tablets, entre outros, o que resultou num desaparecimento do mercado do que lhe antecedeu.

Uma lista publicada recentemente pelo jornal «HuffingtonPost» destaca 20 desses elementos que se foram tornando obsoletas ao longo dos últimos dez anos, entre as quais se encontram desde o «fax» ao acto de telefonar.

A lista do jornal é encabeçada pelas cassetes VHS que, refere, depois da invenção do DVD apenas em 1995, viriam a ser removidas do mercado por completo no ano 2000. Pelo mesmo caminho parecem ir as agências de viagens, que foram substituídas pelos sites de busca de voos (Skyscanner) ou de marcação de hotéis (Booking.com) ou, ainda os híbridos (Lastminute).

O terceiro lugar é ocupado por aquilo que o jornal chama de «separação entre vida pessoal e o trabalho» que parece ter desaparecido, uma vez que, graças à internet, já não é preciso estar no local de trabalho para trabalhar.

O «esquecimento» foi também eliminado pela Internet que regista toda a história, tal como as livrarias abandonadas em favor da Amazon. Já os relógios, antigos símbolos de ostentação e abundância, foram agora substituídos por computadores portáteis e telemóveis topo de gama.

A lista seleccionou ainda o sexo por telefone de números pagos, os mapas, jornais de classificados, as páginas amarelas e enciclopédias são outros elementos comuns que foram substituídos de maneira gradual por serviços, na sua maioria, gratuitos em rede.

Por sua vez, «telefonar» também recebeu um lugar na lista de obsoletos, substituído pelo envio de SMS, tal como os fios dos telefones e dos modems também foram substituídos pelo «wireless» (sem fios).

Fonte: Tvi 24 Horas



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!