Marketing: Empresas portuguesas de cosmética terão facturado 820 milhões em 2010

Janeiro 7, 2011 by  
Filed under Notícias

Mercado de perfumes e cosmética mostrou-se no ano passado mais favorável para as empresas portuguesas do que para as espanholas, revela um estudo da DBK, segundo o qual o sector movimenta a nível ibérico 5,2 mil milhões de euros.

As empresas portuguesas de cosmética e perfumaria terão fechado 2010 com um volume de negócios de 820 milhões de euros, mais 1,2% que em 2009, segundo as estimativas do sector citadas num estudo da consultora DBK.

A confirmarem-se as estimativas das empresas, o mercado português terá seguido uma trajectória inversa ao mercado espanhol, onde o sector de cosmética e perfumes previa para 2010 uma queda de 2,5% das vendas, para 4,39 mil milhões de euros. Dessa forma, os negócios ibéricos nesta actividade terão em 2010 apresentado uma quebra de 1,9%, para 5,21 mil milhões de euros.

A DBK refere no seu estudo sectorial que o mercado ibérico de cosmética e perfumes é composto por 315 empresas, das quais 235 estão em Espanha e 80 em Portugal. Em Espanha, 80% das empresas concentram-se nas regiões de Madrid e Catalunha. Em Portugal metade está na zona de Lisboa.

“O comércio externo reduziu-se consideravelmente em Espanha em 2009, com uma descida de 6% nas exportações e de 9% nas importações. Em Portugal, no entanto, as vendas ao exterior cresceram cerca de 5%, enquanto as importações aumentaram 3%”, refere a DBK.

As empresas espanholas de cosméticos e perfumes exportam sobretudo para França, Reino Unido, Alemanha, Portugal e Itália. Já as empresas portuguesas deste sector têm como principal mercado Espanha (32%), seguido de França, Reino Unido, Angola e Alemanha.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!