Marketing: Preços dos alimentos atingem valores recorde

Janeiro 7, 2011 by  
Filed under Notícias

Os preços dos bens alimentares atingiram em Dezembro um máximo histórico, alerta hoje a ONU.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o índice que reúne 55 matérias-primas alimentares negociadas nos mercados subiu pelo sexto mês consecutivo em Dezembro para 214,7 pontos. É o valor mais elevado desde a série iniciada em 1990. O anterior recorde (213,6 pontos) remonta a Junho de 2008, em plena crise alimentar, que provocou protestos em vários países da Ásia e África.

Para esta evolução contribuiu sobretudo a escalada do preço do açúcar, que atingiu um recorde em Dezembro, tendo subido em 2010 pelo terceiro ano consecutivo. O preço do milho também bateu um máximo de quatro anos no mercado de Chicago.

Mas a situação pode piorar. A FAO alerta que os preços dos alimentos ainda podem subir mais. “Infelizmente, continua a existir potencial para os preços dos cereais subirem devido a uma grande incerteza”, afirmou Abdolreza Abbassian, economista sénior da FAO, à Bloomberg. “Se alguma coisa correr mal com a colheita da América do Sul existe muita margem para os preços crescerem ainda mais”, sublinhou.

O índice da FAO mede a evolução mensal dos preços de um cabaz composto por açúcar, carne, cereais, sementes de óleo e produtos lácteos.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!