Marketing: Carro mais barato do mundo não vende bem

Janeiro 10, 2011 by  
Filed under Notícias

O carro mais barato do mundo não é, ao contrário do que se poderia esperar, um sucesso de vendas. Surpreendido? Não esteja, porque há razões para este fenómeno, e muitas.

O Tata Nano, cujo preço ronda os 1.680 euros, foi lançado em 2009 e, na altura, foi considerado um ícone, um exemplo da inovação indiana no corte de custos. Tornou-se um culto, com a sua própria página no Facebook e t-shirts estampadas com o modelo.

Mas o entusiasmo durou pouco, de tal forma que hoje é raro ver um Nano nas ruas da Índia. O «The Washington Post» explica porquê, num artigo dedicado «aos enormes problemas deste minúsculo automóvel».

No topo da lista surgem as questões de segurança. Desde Abril de 2009, foram contabilizados meia dúzia de Nanos que irromperam em chamas. Os incêndios surgiram no sistema de ventilação e no sistema eléctrico.

Além disso, o Nano, que cedo recebeu o cognome de «carro do povo», foi ainda vítima daquilo que os críticos consideram ter sido uma fraca operação de marketing e teve de enfrentar a concorrência de uma vasta gama de carros pouco mais caros, fabricados por empresas como a General Motors Índia e a Maruti Suzuki, que lançaram campanhas agressivas direccionadas às jovens famílias indianas em crescimento e trabalhadores de call-centers, alegando que os seus carros eram melhor construídos e mais seguros.

O maior trunfo do Nano, que era o baixo preço, acabou por se virar também contra a Tata. Para as famílias da nova classe média da Índia, ter um carro é o maior sinal de estatuto e o Nano é sinónimo de barato, visto como o carro dos pobres.

Ashish Masih, editor assistente da versão Indiana da revista «What Car?» explica que «as pessoas não querem essa etiqueta colada a elas. Se eles inverterem essa ideia, as vendas podem melhorar».

Muitos dos carros que melhor vendem na Índia custam pouco menos de 5.350 euros. Com a multiplicação de novos subúrbios, novas auto-estradas e uma população jovem e trabalhadora, a Índia é o Mercado com o Segundo maior crescimento mundial na venda de carros, atrás apenas da China.

A ideia original do Nano era que iria colocar o sonho de ter um carro ao alcance da emergente classe média da India, que tem cerca de 300 milhões de pessoas. Mas a fábrica do Nano no estado indiano de Gujarat, estão estacionados cerca de 7 mil carros e apenas 509 se venderam para os stands em Novembro. A falta de interesse no Nano diverge da tendência do mercado automóvel global na Índia, onde as vendas têm atingido recordes. Entre Abril e Outubro, as vendas cresceram 33% face ao mesmo período de 2009.

A Tata está a tentar mudar a sina do Nano. Está a lançar uma forte campanha de marketing, oferecendo uma garantia de quatro anos, completamente grátis. Para resolver o problema dos incêndios, a marca está a pedir aos proprietários dos carros que os levem à sua fábrica, para corrigir eventuais problemas. Mas a Tata faz questão de dizer que não se trata de uma recolha, porque o problema não é generalizado. Está ainda a lançar uma rede de oficinas especializadas no modelo e uma campanha de televisão no meio rural. Existem actualmente cerca de 70 mil Nanos nas ruas da Índia.

Os inquéritos de satisfação feitos pela marca junto dos proprietários do Nano mostram que mais de 80% estão satisfeitos com o carro.

Fonte: Agência Financeira



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!