Marketing: Portugal integra lista dos melhores destinos para outsourcing

Fevereiro 3, 2011 by  
Filed under Notícias

A Gartner colocou Portugal na lista dos 11 países desenvolvidos a serem ponderados para a realização de “outsourcing” de tecnologias de informação e processos, divulgou a Associação Portugal Outsourcing.

O “ranking” da consultora Gartner coloca Portugal entre os 11 países desenvolvidos com mais potencial para operações de offshore (outsourcing para destinos longínquos) e nearshore (outsourcing para mercados de proximidade), logo a seguir a uma lista de 30 países dominados por estados de mercados emergentes.

“Esta inclusão surge após as várias acções de promoção do sector desenvolvida pela Associação Portugal Outsourcing, inclusive nos mercados internacionais”, refere a mesma fonte, em comunicado.

Na Europa, Portugal é colocado a par de países como a Irlanda, Israel, Escócia, Espanha e País de Gales. Segunda a mesma consultora, “este conjunto de países tem um ambiente doméstico maduro, com mão-de-obra qualificada nas tecnologias de informação e processos de negócio, infra-estruturas tecnológicas robustas, legislação madura e muitas vezes contam com investimentos significativos de multinacionais prestadoras de serviços”.

Contudo, estes países frequentemente têm uma performance desfavorável em termos de custos face a mercados emergentes, acrescentou.

As empresas associadas da Portugal Outsourcing querem captar para o País projectos internacionais que permitam aumentar as exportações de serviços de tecnologia e processos nacionais, tendo como objectivo que o sector venha a alcançar mais de 1.300 milhões de euros em exportações em 2015. A Portugal Outsourcing estima que o outsourcing de TI e processos em Portugal venha a representar 1,3% do PIB em seis anos.

A Portugal Outsourcing tem como associados as empresas Accenture, Altran, Capgemini, Deloitte, Everis, Glintt, HP, IBM, Indra, Logica, Mainroad, Novabase, Oni, Portugal Telecom, Reditus, Sibs Processos, Siemens e Xerox.

Fonte: Jornal de Negócios



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!