Inovação: Como controlar o carro através do telemóvel

Fevereiro 7, 2011 by  
Filed under Notícias

Empresas portuguesas e grandes fabricantes automóveis estão a trabalhar em aplicações que permitem a telemóveis “falar” com os carros.

Está em viagem e começa a ser altura de carregar as baterias do seu carro eléctrico: já só tem energia para mais 40 quilómetros… Para evitar surpresas desagradáveis, o seu carro envia uma mensagem escrita para o telemóvel a avisar que é altura de, literalmente, carregar baterias.

Apesar de ainda não estar adaptada aos carros comuns, esta tecnologia desenvolvida pela Critical Move – empresa do grupo português Critical – já está disponível e a funcionar em pleno em duas soluções de mobilidade eléctrica, a primeira desde Julho e a segunda desde Outubro. “Temos dois veículos sem condutor em funcionamento no Hospital Rovisco Pais, na Tocha, para fazer a ligação dos edifícios entre si”, explica a directora da Critical Move, Luísa Goulão, ao Diário Económico.

Por não terem condutor, estes carros não podem circular na via pública, mas a empresa está já a começar a adaptar esta tecnologia de avisos via SMS e ‘e-mail’ para outros veículos e também para outras áreas. “Há muitos planos para aplicar estas inovações noutras áreas e estamos a trabalhar no ‘roadmap’ para as diferentes aplicações”. Além dos alertas via SMS para carregar o carro eléctrico, a Critical Move também desenvolveu uma série de outros “avisos” que são transmitidos via RFID (Radio-Frequency IDentification) “e que podem ser usados na logística ou na identificação de contentores, por exemplo”.

Apesar desta tecnologia da Critical Move só estar disponível, para já, na solução de transportes públicos desenvolvida pela empresa, a ideia poderá alargar-se aos carros eléctricos que começam a ser disponibilizados pelos fabricantes. Em Espanha, por exemplo, foi desenvolvida uma cabine telefónica que carrega carros eléctricos. O projecto-piloto resulta de uma parceria entre a Endesa e a Telefónica e consiste em instalar equipamentos de recarga em 30 das 1.700 cabines que cumprem os requisitos para o projecto.

O abastecimento dos carros eléctricos em território nacional é feito de forma diferente. A rede Mobi-e consiste na instalação de postos de abastecimento destes veículos. O consórcio, liderado pela Novabase – mas do qual também fazem parte Efacec, Inteli e CEIIA – iniciou o projecto da plataforma tecnológica em 2009. “A Novabase é a responsável pelo desenvolvimento de arquitectura e sistema de cobranças e de gestão integrada dos fluxos financeiros e energéticos”, explica o administrador da tecnológica, Luís Lobo, ao Diário Económico. Simplificando, do sistema que “permite a ligação entre quem vende electricidade, quem instala pontos de carregamento e quem compra veículos eléctricos”.

Luís Lobo compara o mundo da prestação de serviços de carregamento dos carros eléctricos com a mudança que se operou nas telecomunicações com a convergência fixo-móvel. E podem surgir oportunidades de negócio para sectores que anteriormente não tinham qualquer ligação ao abastecimento automóvel. “Por exemplo, os grandes espaços comerciais poderão estar interessados em fornecer o serviço de carregamento como forma de atracção para determinado segmento de pessoas para as suas lojas”.

O projecto-piloto continua em fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento das funções da rede. “Do ponto de vista de plataforma, temos uma versão em produção que suporta a rede já instalada e um plano de lançamento de novas funcionalidades a cada três meses, até ao final do ano”. A Novabase, de resto, quer internacionalizar este projecto: “temos um ‘roadmap’ para o desenvolvimento da tecnologia, não só para o piloto português mas a pensar no mercado global”.

A Delphi vai mais longe e está a ultimar o desenvolvimento de uma solução remota para o carregamento de carros eléctricos. Ou seja, quando estiver implementada esta solução, desenvolvida pela Witricity Corp., permitirá carregar as baterias sem fios, utilizando uma tecnologia semelhante ao ‘bluetooth’. A principal vantagem é que o carregamento das baterias dos carros pode ser feito numa garagem ou estacionamento público sem necessidade de ligação a um posto de abastecimento.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!