Empreendedorismo: As 10 características de comportamento dos empreendedores bem-sucedidos

Fevereiro 9, 2011 by  
Filed under Notícias

No estudo do empreendedorismo com enfoque comportamental, o psicólogo americano, David Mc Clelland, é uma das maiores referências, quando relaciona o conceito de empreendedorismo à necessidade de sucesso, de reconhecimento, poder e controle.

O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais”

Joseph Schumpeter (1949).

No estudo do empreendedorismo com enfoque comportamental, o psicólogo americano, David Mc Clelland, é uma das maiores referências, quando relaciona o conceito de empreendedorismo à necessidade de sucesso, de reconhecimento, poder e controle.

As primeiras pesquisas ralizadas por Mc Clelland (1961) apresentaram a necessidade de realização do indivíduo como a principal força motivadora do comportamento empreendedor.

Quais são as “10” características de comportamento dos empreendedores de sucesso?

1. Disposição para correr riscos calculados

A primeira característica do comportamento empreendedor é a do risco: ousadia, coragem e determinação para assumir riscos, e saber onde, como e quando você deve arriscar para fazer o seu empreendimento crescer. O próprio ato de abrir uma empresa ou investir em um negócio existente já se apresenta como uma ação de risco.  É fundamental calcular algumas alternativas para saber onde, como e quando você deve arriscar. Aprender a correr riscos calculados representa avaliar as alternativas e controlar os resultados. O empreendedor não faz voo cego; avalia alternativas e calcula riscos, moderadamente.

Risco moderado é aquele que pode ser reduzido por meio do planejamento.

2. Busca de oportunidades e iniciativa

Faz as coisas antes de solicitado ou forçado pelas circunstâncias. O empreendedor com iniciativa está sempre se antecipando e identificando oportunidades fora do comum para começar um negócio. E, quando enfrenta uma concorrência acirrada, cria um novo produto e um novo mercado, através da inovação e criatividade.

3. Persistência

Empreender não é brincadeira. Existem muitos obstáculos no caminho do empreendedor, mas ele nunca desiste; aprende com o fracasso, e a primeira dificuldade encontrada serve de lição para recomeçar, com mais inteligência. O empreendedor faz um sacrifício pessoal extraordinário para completar uma tarefa. É persistente para alcançar metas claras, bem diferente do teimoso, que não consegue enxergar soluções alternativas nem aprende com os próprios erros.

4. Exigência de qualidade e eficiência

Sua decisão está sempre focada nos resultados, de fazer sempre mais e melhor, mais rápido ou mais barato. O empreendedor supera as expectativas de prazos e padrão de qualidade, além disso, desenvolve procedimentos para garantir os prazos e a qualidade combinada.

5. Comprometimento

O comprometimento é muito forte. O empreendedor atribui a si mesmo e ao seu comportamento as causas de sucessos e fracassos e assume pessoalmente a responsabilidade pelos resultados alcançados. Evita sempre prometer o que não pode ser cumprido. Colabora, também, com os seus empregados, envolvendo-se no processo se necessário, para terminar uma tarefa.

6. Busca de informações

O empreendedor investiga, observa, faz pesquisa e procura atentamente conhecer o processo de fabricação de um produto ou da prestação do serviço. E, quando não conhece do assunto, vai e busca o apoio de consultores, técnicos especializados. É um exercício diário e incansável na busca de informações confiáveis para montar o seu negócio, como escolher o melhor local de instalação, os serviços a serem oferecidos, prazos a serem praticados, fontes de financiamento, prazo de retorno do investimento, custos de implantação, impostos, taxas, licenças e registro, custo de manutenção, custo de pessoal e outras informações necessárias para dar suporte à elaboração do seu Plano de Negócio.

7. Estabelecimento de metas

A concentração é uma habilidade essencial, para que o empreendedor mantenha o foco em determinada meta ou tarefa. Quando está devidamente concentrado, enxerga uma grande oportunidade. Estabelece metas claras e possíveis de serem alcançadas. Sem metas não há como dar início àquele seu projeto de montar uma empresa.   O empreendedor estabelece metas e objetivos que têm um significado pessoal, com uma visão de longo prazo, clara e específica.

8. Planejamento e monitoramento sistemáticos

Na vida e nos negócios, você aprende a valorizar o planejamento. Planejar é pensar no futuro. Você planeja, antes mesmo de iniciar qualquer atividade. Aprende a planejar no momento em que vai para o trabalho, no instante em que vai viajar; planeja suas férias com a família, planeja, quando programa a sua próxima reunião. O empreendedor planeja, quando exercita a divisão de tarefa de grande porte, em subtarefas, com prazo definido.

O empreendedor procura manter e utilizar os registros financeiros nas tomadas de decisões. Além disso, revisa seus planos, considerando o resultado obtido e as mudanças do ambiente externo.

9. persuasão e rede de contatos

O convencimento é uma habilidade encontrada no vendedor nato. É, também, uma habilidade fundamental para definir o poder de persuasão do empreendedor, quando convence as pessoas de que aquele produto ou serviço são os melhores do mercado.

O empreendedor sabe criar estratégias deliberadas de persuasão; desenvolve e mantém relações comerciais e se utiliza da rede de contatos para atingir seus próprios objetivos.

10. Independência e autoconfiança

A Autoconfiança é aquela capacidade que o empreendedor tem de acreditar em si mesmo, e nas suas decisões para o futuro do seu empreendimento. Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar desafios.

A autoconfiança é diferente de arrogância. Muito cuidado, pois autoconfiança excessiva pode levar à arrogância. Mesmo com a sua capacidade de tomar decisões mais importantes rapidamente, o empreendedor procura ouvir o que os funcionários têm a dizer.

Fonte: Administradores



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!