Marketing: Empresas apresentam o carregador universal para telemóveis

Fevereiro 11, 2011 by  
Filed under Notícias

Apple, Nokia, Samsung, Sony Ericsson e Motorola são algumas das marcas que acordaram a criação do aparelho.

A compra de um carregador por cada telemóvel novo e a impossibilidade de se usar a maior parte dos outros carregadores quando, por exemplo, os cidadãos se esquecem do seu foram razões para que dez empresas se tenham comprometido, há quase dois anos, a lançar um carregador compatível com todos os telemóveis, às quais se juntaram mais quatro tecnológicas.

A associação europeia de tecnologia digital, a DigitalEurope, vai entregar ao vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, um exemplar daquele tipo de carregador. “Aguardamos agora que o novo carregador e os telemóveis compatíveis cheguem às lojas”, afirmou Tajani, que é igualmente o comissário responsável pela Indústria e pelo Empreendimento.

“Insto aqui a indústria a acelerar a sua introdução no mercado, de modo a que os cidadãos de toda a União Europeia possam tirar partido do carregador universal o mais rapidamente possível”, pode-se ler no comunicado de imprensa da Comissão sobre o “onechargerforall” (um carregador para todos), uma proposta que partiu do órgão europeu. As 14 empresas envolvidas deverão introduzir os novos produtos no mercado europeu no decurso de 2011.

Além das vendas em conjunto de telemóveis e carregadores, que obrigam muitas vezes à compra de um carregador mesmo se o anterior estiver em condições, e além dos esquecimentos que podem prejudicar a relação do consumidor com o telemóvel, a Comissão Europeia refere a importância do impacto ambiental positivo desta medida. Na sua página de internet, assinala que o facto de serem vendidos menos produtos desnecessários faz com que o ambiente saia a ganhar.

“Investidos de um mandato da Comissão Europeia”, alguns organismos europeus “emitiram normas harmonizadas às quais devem aderir, a partir de 2011, os telemóveis com entrada para transferência de dados compatíveis com o novo carregador universal”.

Portanto, o acordo prevê apenas a sua aplicabilidade a telemóveis que permitem a transferência de dados. Este vai ser utilizado através da tecnologia Micro-USB, sendo que há um adaptador para os aparelhos que não têm esta interface.

Das 14 signatárias do memorando de entendimento que levou à criação do carregador único, dez assinaram-no logo em Junho de 2009: Apple, LGE, Motorola Mobility, NEC, Nokia, Qualcomm, Research In Motion (RIM), Samsung, Sony Ericsson e Texas Instruments. Das restantes, três aderiram em 2009 (Huawei Technologies, Emblaze Mobile e TCT Mobile) e uma em 2010, a Atmel.

Fonte: Jornal de Notícias



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!