Marketing: Quase 30% dos softwares empresariais são open source

Fevereiro 21, 2011 by  
Filed under Notícias

Os softwares de open source continuam a ganhar força nas empresas. Mais da metade dos questionados em uma pesquisa dizem que eles adotaram o software como parte de sua estratégia de TI, de acordo com um novo estudo do Gartner.

Durante os últimos cinco anos, as empresas têm estendido a sua adoção de software open source (OSS) em detrimento ao próprio software, de acordo com a pesquisa do Gartner. Há cinco anos, o open source representava menos de 10% do portfólio de software das empresas, mas é esperado que represente mais de 30% nos próximos 18 meses. Ao mesmo tempo, aumentou a utilização de software desenvolvido internamente, sugerindo que o OSS agora é mais usado junto a softwares customizados, e não como uma substituição total de software escrito sob encomenda.

Contudo, apesar da popularidade crescente do open source, apenas um terço dos participantes tem uma política de OSS, disse o relatório. Flexibilidade, aumento de inovação, menor tempo de desenvolvimento e processos mais rápidos de contratos foram os motivos que impulsionaram a adoção de quase um terço dos entrevistados citando essas razões como os motivos para a adoção.

No estudo, 22% adotaram consistentemente o OSS em todos os departamentos da empresa, enquanto 46% estão usando o OSS em departamentos ou projetos específicos. É esperado que o uso cresça, já que 21% dos questionados disseram que estão em processo de análise das vantagens.

O Gartner ainda descobriu que outros setores, tais como saúde, também estão adotando as soluções. Enquanto organizações médicas investem em registros de saúde eletrônicos (EHRs) e as trocas em informações de saúde (HIEs), alguns estão considerando a open source como uma proteção contra o lock-in do fornecedor.

Em novembro, por exemplo, o Department of Defense Health Information Management System (DHIMS) contratou o programa com open source HIE que desenvolve Mirth para empresas de software e suporte de desenvolvimento em implementação do Mirth Connect.

Fonte: Techlider



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!