Marketing: Quitinetes de até 30 m² têm sucesso de vendas no mercado de imóveis

Fevereiro 25, 2011 by  
Filed under Notícias

Nos últimos quatro anos, os lançamentos de apartamentos de um dormitório foram os que mais cresceram. No interior do estado, também é tendência.

Em São Paulo, muita gente prefere comprar um apartamento menor, mas que fique bem pertinho do trabalho. É uma solução para fugir do trânsito e também porque é mais fácil cuidar da casa.

De olho nesse filão, o mercado imobiliário decidiu investir pesado num tipo de imóvel que está se transformando em um sucesso de vendas. É o apartamento de um dormitório, uma evolução da conhecida quitinete.

Em menos de um mês, um prédio residencial foi praticamente vendido. Em São Paulo, o sucesso do empreendimento pode ser medido pelo tamanho do apartamento: quanto menor, melhor.

“Para você ter uma ideia, eu tenho uma visitação de 200 pessoas por semana à procura de um apartamento como esse só em um determinado local”, afirma Roberto Mendonça, diretor de novos negócios da construtora.

Nos últimos quatro anos, os lançamentos de apartamentos de um dormitório foram os que mais cresceram. Eram 534 em 2007 e chegaram a mais de quatro mil em 2010.

“São unidades de valor menor e, portanto, são as unidades de entrada no mercado imobiliário. Agora com crédito imobiliário farto, ficou muito fácil adquiri-las. Em segundo lugar, as famílias estão se dividindo em famílias menores. E em terceiro lugar, o fator investimento tem sido muito importante”, avalia Flávio Prando, vice-presidente de habitação do Sindicato das Empresas de Compra, Locação e Administração de Imóveis Comerciais de São Paulo (Secovi-SP).

O apartamento decorado no estande de vendas propõe um novo jeito de morar, muito mais simples: banheiro, cozinha, copa, sala e dormitório, tudo fica integrado. O projeto é feito para quem está começando a vida, passa o dia fora de casa ou simplesmente quer fugir do trânsito.

Os centros empresariais da cidade são o endereço certo desse tipo de imóvel. Emprego, comércio, escola dos filhos, tudo está perto de casa. É a ideia de vida que mais vende. Cansada de passar horas no trânsito, a secretária Damaris dos Santos estacionou o carro e foi conhecer essa alternativa. “Perto do metrô, do trabalho, da família, dos amigos e do colégio do meu filho”, destaca a secretária.

Crédito facilitado, entrada pequena e os 30 metros quadrados couberam no bolso. “Deu tempo de fechar. Eu vou ter de ficar mais um pouquinho e vou tomar mais um café”, comenta Damiris.

Esse tipo de imóvel também é uma tendência do mercado imobiliário no interior do estado. Lá o foco são executivos e universitários. “Vim para estudar e para qualificar mão de obra para conseguir um emprego”, comentou o universitário Pedro Assad.

“A manutenção desses apartamentos sai mais em conta, e hoje em dia esse fator é importante. A ausência de funcionárias de limpeza exige que haja mais praticidade nas unidades. Então, nós entendemos que é uma tendência definitiva”, acrescenta Flávio Prando, do Secovi-SP.

Enquanto o número de lançamentos de imóveis de um dormitório aumentou oito vezes em três anos, o de imóveis de quatro dormitórios caiu quase 80% no mesmo período. Não é uma questão apenas de preço do imóvel. Tem muito a ver com praticidade.

Fonte: Bom Dia Brasil



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!