Marketing: Aumenta penetração de homebanking

Fevereiro 26, 2011 by  
Filed under Notícias

De acordo com os dados do estudo Basef Banca da Marktest, o canal de homebanking é o que mais tem crescido em Portugal nos últimos anos, triplicando os números observados em 2002.

Os resultados de 2010 do estudo Basef Banca indicam que os caixas Multibanco continuam a ser o meio mais utilizado pelos bancarizados do Continente com 15 e mais anos para contactarem o seu banco principal (banco com que trabalham mais).

São 5 838 mil os portugueses que utilizam esta forma de contacto com o banco (referência: utilizaram nos últimos três meses), um valor que corresponde a 80.7% do universo em análise. O segundo meio mais referido é o contacto pessoal com o balcão, indicado por 62.4% do universo em estudo.

A Internet/homebanking é a terceira forma de contacto mais utilizada pelos bancarizados, referência dada por 28.9% dos inquiridos, à frente do contacto telefónico com o balcão, indicado por 11.1%. Outras formas de contacto obtêm valores mais baixos.

A análise retrospectiva destes números permite identificar mudanças substantivas nos canais de contacto com o banco, sendo de referir em especial o aumento do número de utilizadores de homebanking, que mais do que triplicou entre 2002 e 2010.

Nos últimos nove anos, os caixas Multibanco ultrapassaram o contacto pessoal com o balcão, referido em primeiro lugar de 2000 a 2004, e o homebanking ultrapassou o contacto telefónico com o balcão.

O serviço de homebanking apresenta maior penetração junto dos homens, dos jovens dos 25 aos 34 anos, dos indivíduos das classes alta e média alta, dos técnicos especializados e pequenos proprietários ou dos empregados de escritório, comércio e administrativos. Ta,bem os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto apresentam taxas acima da média.

Fonte: Marktest



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!