Marketing: As caras mais reconhecidas pelos portugueses

Fevereiro 27, 2011 by  
Filed under Notícias

Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Luís Figo e Fátima Lopes são alguns dos nomes de celebridades que colhem mais notoriedade junto dos portugueses. A conclusão é do estudo As Figuras Públicas e as Marcas em Portugal, realizado pela Marktest e que analisa a opinião dos portugueses relativamente às figuras públicas nacionais e a sua participação em campanhas de publicidade na televisão em 2010 com base em indicadores como número de inserções, investimento a preço de tabela, duração da exposição e GRPs (audiência) por personalidade e marca associada. De acordo com este estudo, Cristiano Ronaldo tem o maior índice de notoriedade espontânea, embora José Mourinho ocupe a mesmo posição entre mulheres e classe alta e média alta. Já no que diz respeito a notoriedade total, que abrange a notoriedade espontânea e a sugerida, Luís Figo ocupa o primeiro lugar. Por região, homens e residentes na Grande Lisboa põem Cristiano Ronaldo nessa posição, enquanto residentes no Grande Porto colocam José Mourinho e residentes no Sul a apresentadora Fátima Lopes.

Por sector de actividade, o estudo indica que Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho são os actores preferidos, enquanto João Manzarra assume o mesmo lugar entre os apresentadores de televisão. A apresentadora Fátima Lopes é, no entanto, a mais referida na associação à publicidade, especialmente em sectores como distribuição, higiene para o lar, lácteos ou farmacêutico. Também os Ricardo Araújo Pereira e os Gato Fedorento são apontados como os elementos com que os portugueses mais se identificam, sendo que o quarteto foi o mais presente em campanhas de televisão em 2010, embora fiquem a perder em termos de share de audiência para a apresentadora e actriz Cláudia Vieira.

Entre as marcas, a Meo assumiu a liderança nas inserções publicitárias com figuras públicas. Já a L’Oreal foi a marca que maior volume de investimento alocou a esta publicidade, enquanto a Portugal Telecom e o Modelo Continente foram os anunciantes que mais apostaram em figuras públicas nas suas campanhas de televisão. Em 2010, a participação de figuras públicas em campanhas de televisão representou, de acordo com a Marktest, 18,4% do investimento publicitário a preços de tabela.

Fonte: Meios & Publicidade



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!