Marketing: CeBIT 2011 retoma tablets, 3D e os eletrônicos de consumo

Março 1, 2011 by  
Filed under Notícias

Nesta terça-feira começa a CeBIT, um dos maiores eventos de tecnologia de informação e telecomunicações da Europa. Voltada aos negócios, a CeBIT agora recebe uma área dedicada aos eletrônicos, a chamada ‘CeBIT Life’. O evento vai até o dia 5 de março, sábado, e contará com mais de 4.200 expositores de mais de 70 países, ocupando 20 pavilhões da Messe em Hannover.

O foco corporativo continua lá: o tema principal do evento é “Trabalhar e viver com a nuvem”, já que a computação em nuvem é considerada pela organização da CeBIT como um “tema quente”. “Cloud computing está crescendo rápido e a caminho de revolucionar todo o setor de TI”, disse Ernst Raue, membro do conselho da Deutsche Messe, que realiza a CeBIT.

Estimativas sobre o uso da nuvem nas empresas também são otimistas. Dados da consultoria Gartner revelam que receitas globais de serviços na nuvem atingiram US$ 68,3 bilhões no ano passado, e chegarão a US$ 148,8 bilhões em 2014.

Claro que, de olho nas empresas, serviços como banda larga cada vez mais rápida e acesso móvel no smartphone serão os “motores” da cloud computing. O tema, de acordo com a organização, se espalha em mais de mil fóruns, leituras e keynotes durante a CeBIT 2011.

A estrutura da CeBIT divide o evento em quatro grandes plataformas (PRO, profissional, GOV, governos, LAB, novas tecnologias, e o LIFE, com soluções de consumo). A parte “Life”, com dois pavilhões, mostra o retorno dos eletrônicos a Hannover. E quem estará lá? Fabricantes como Motorola, Asus, Fujitsu, e inúmeras outras que já demonstraram lançamentos para o ano na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, no começo de janeiro, e no Mobile World Congress (MWC), ocorrido em Barcelona em fevereiro.

E o que vem de novo? Nesta segunda-feira de prévia da feira, empresas como Microsoft, Asus, Software AG, LG Electronics e Trend Micro, entre outras, realizam seus eventos para a imprensa. A Asus já avisou que vai mostrar seus novos tablets com sistema operacional Android e Windows pela primeira vez na Alemanha, como o Eee Slider, que tem um teclado sob uma tela deslizante.

A MSI prepara o lançamento de um tablet com Windows 7 e um novo processador AMD (C-50), o WindPAd 110W, de acordo com o jornal DigiTimes, de Taiwan. A febre dos tablets continua com um modelo Android 3.0 ‘Honeycomb’ também previsto para anúncio durante a feira.

Voltada ao uso em empresas, a Fujtsu já anunciou que vai lançar um tablet com “os mais avançados recursos de segurança” em Hannover. O Sylistic Q550 é um Tablet PC movido a Windows 7, com tela de 10,1 polegadas, conectividade Wi-Fi, Bluetooth e 3G (opcional), leitor de impressões digitais e é operado via caneta ou pelo dedo do usuário. A Fujitsu diz que o preço sugerido do tablet é de 699 euros, e deve chegar ao mercado mundial a partir de abril.

Soluções 3D também estão na pauta da CeBIT, mas não na forma de televisores ultramodernos. Telas 3D que dispensam o uso de óculos para utilização médica (algo inédito) e em propaganda serão demonstrados por empresas como a Tridelity, a ACL e a Seefront. Dispositivos 3D para uso na arquitetura da VisualTektur, com aplicativos específicos, também aparecem na CeBIT. Mas o destaque mesmo deve ficar por conta da “cyber sala de aula” prometida pela Visenso, de Stuttgart. Simulações 3D aplicadas à educação pretendem ensinar conceitos de biologia, matemática e física aos alunos. Segundo a Visenso, seu sistema requer um PC, um controlador do Nintendo Wii e um televisor 3D compatível.

Fonte: Terra



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!