Marketing: Escalada do petróleo faz acelerar produção de carros eléctricos

Março 3, 2011 by  
Filed under Notícias

Modelos que consomem menos e são mais amigos do ambiente estarão em destaque no Salão Automóvel de Genebra que arranca esta quinta-feira.

A confiança da indústria automobilística presente no Salão de Genebra está novamente abalada perante uma escalada dos preços do petróleo e o conflito na Líbia e outros países produtores de petróleo, numa feira em que serão apresentados novos modelos híbridos ou completamente eléctricos.

Na sequência da crise económica a nível mundial em que o sector automóvel foi severamente atingido, as marcas preparam o seu regresso apoiados em modelos que consomem menos, poluem menos e são mais amigos do ambiente, como são as cerca de 170 novidades que o Salão Automóvel de Genebra vai trazer entre 3 e 13 de Março.

Os preços nas estações de serviço estão a bater recordes em vários países europeus, entre os quais Portugal, uma situação que leva os construtores de carros a ‘afinar’ ainda mais a sua estratégia de encontrar tecnologias que extraiam mais potência dos motores convencionais e, ao mesmo tempo, se acelere nas tecnologias de locomoção híbrida e eléctrica. Embora a maioria das construtoras mostrem sinais optimistas de recuperação, o tema-chave, como durante os anos de crise financeira, tem sido, mais uma vez, a eficiência do combustível.

“Vamos assistir a apresentações de motorizações alternativas em que centrarão todas as atenções por causa dos preços actuais do petróleo. Ninguém sabe muito bem para onde ir, especialmente tendo em conta o que está a acontecer no Médio Oriente”, refere Ian Fletcher, analista da IHS Automotive, à AP.

Para já o foco para estar na redução do motor, um termo da indústria que pretende ‘espremer’ mais potência de motores pequenos. Por isso, a Nissan vai apresentar um motor 1.2 de três cilindros em Micra DIG-S, que é apresentado como tendo a mesma força que um modelo de 1.5 litros de quatro cilindros. A Fiat tem feito um trabalho semelhante com o motor Twin Air no Fiat 500.

“É a tecnologia atual de ajustes para atender novos níveis de expectativas. O motor de combustão interna ainda é uma forma relativamente barata de produzir energia num veículo leve”, refere Fletcher.

Com vendas na Europa em ritmo lento, as construtoras têm contado com as economias emergentes, especialmente China, para um importante crescimento. Mas, mesmo as notícias de que essas economias estão a abrandar, mesmo para um invejável crescimento do PIB de 7%, poderá causar alguma preocupação em algumas marcas.

Ainda assim, as marcas demonstram optimismo em Genebra, evidente no número de lançamentos planeados. Depois de alguns salões do automóvel terem sido cancelados, como foi o caso de Portugal, os organizadores de Genebra referem que as marcas estão a pedir mais espaço de montra, o que se revê nas 70 marcas presentes de mais de 31 países.

O Salão de Genebra, que se concentra principalmente nas empresas europeias, é considerado um dos eventos de automóveis de maior prestígio do ano. Baseado na Suíça, a indústria automóvel considera o o evento neutral, já que a Suíça não produz carros.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!