Marketing: Autora de livros para Kindle faz sucesso, já vendeu quase 450 mil cópias

Março 7, 2011 by  
Filed under Notícias

Não é de hoje que os ebooks circulam na rede, oferecendo toda sorte de conteúdos, dos acadêmicos aos mais picantes. Com a chegada da recente leva de suportes digitais de leitura, começam a aparecer os e-autores, escritores que criam suas obras e as divulgam maciçamente, fazendo fortunas incalculáveis.

O caso mais emblemático desta nova realidade está sendo vivido, neste momento, por Amanda Hocking , uma jovem norte-americana com apenas 26 anos de idade, uma série de livros disponibilizados em formato digital e um retorno financeiro de milhares de dólares.

“Tudo o que eu ouvia sobre publicação por conta própria era que era impossível manter-se, alcançar os leitores e criar um produto de qualidade”, comenta a autora nesta entrevista ao site The Huffington Post. Dez meses depois, Amanda está mostrando que as novas regras do mercado digital estão mudando radicalmente a fórmula tradicional com que as editoras trabalharam ao longo dos últimos séculos – a moça já vendeu cerca de 450 mil cópias digitais da sua obra desde abril de 2010!

Outros autores também vêm encontrando na rede espaço para suas criações e lucros. H. P. Mallory outra jovem autora que começou a escrever suas obras há cerca de quatro anos em Cambridge, já vendeu cerca de 70 mil cópias de seus e-books, segundo estimativa do site USAToday e atraiu a atenção de editores de primeira linha como a Random House, com quem acaba de assinar um contrato para escrever três novos livros.

Esta inovação reside, em grande parte, no modelo de negócios da publicação digital. De acordo com Kevin, autor do blog DeviceLife, “ao evitar o dispendioso processo de manufatura dos livros físicos, as empresas “e-editoras” já se aproveitam da distribuição via streamline, algo como um fluxo de mídia através da rede, por meio de pacotes de dados. “Algumas empresas estão descobrindo que é mais fácil e mais lucrativo lançar álbuns apenas como downloads eletrônicos”, continua a matéria.

E para os autores? “Amanda leva para casa 70% do preço de venda de seu livro, com a Amazon levando 30% sobre cada venda”, informa Chris Smith, do site TechRadar.

Amanda, porém, sabe onde mora o sucesso: “`Por mais maravilhosa que a revolução do ebook seja, isto é apenas 20 a 30% do mercado, e não vou ignorar a possibilidade de alcançar os outros 70 a 80% dos leitores”, afirma a moça ao Tonya Plank, do The Huffington Post.

Os lucros não param por aí: Amanda informou, no último dia 16, que seu livro teve os direitos adquiridos para adaptação para o cinema pela roteirista Terri Tatchell, mais conhecida pela indicação ao Oscar pelo roteiro de District 9, filme produzido por Peter Jackson em 2010.

Fonte: GeeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!