Marketing: Twitter faz cinco anos com 190 milhões de usuários

Março 15, 2011 by  
Filed under Notícias

O site é o nono mais acessado na web e, mesmo depois de cinco anos de funcionamento, praticamente não tem concorrente direto.

Parece que foi ontem, mas já faz cinco anos que Jack Dorsey, Biz Stone e mais uma equipe de desenvolvedores começaram a trabalhar na criação do Twitter. A data foi relembrada pelo próprio Dorsey, ontem, em sua conta no microblog. “Há cinco anos, nós começamos a programar o Twitter (‘twttr’ em sua forma reduzida). Oito dias depois, foi enviado o primeiro tuíte”, diz ele.

A primeira mensagem foi publicada por Dorsey no dia 21 de março de 2006 e convidada outros desenvolvedores a aderirem ao microblog. Dorsey também postou em seu Tumblr uma das conversas que ele manteve com Stone no início dos trabalhos. De acordo com ele, a equipe inicial era pequena. Noah Glass sugeriu o nome; Dorsey e mais um desenvolvedor fizeram a programação; Biz Stone, o design; enquanto Evan Willians coordenava os trabalhos.

O nome do site veio do dicionário Oxford, onde era definido como “uma pequena explosão inconsequente de informações; silvos dos pássaros”. Inicialmente, o serviço podia ser atualizado somente por meio de mensagens SMS enviadas por celulares.

A grande explosão do Twitter aconteceu na edição de 2007 do festival South by Southwest (SXSW), quando o número de mensagens publicadas no site saltou de 20 mil para 60 mil por dia. Na ocasião, a startup se tornou o assunto do momento entre os congressistas e formadores de opinião do mundo online.

Na sequência, o site começou a crescer exponencialmente e a agregar novas funcionalidades. Primeiro, passou a ser atualizado pela web. Em abril de 2009, O Twitter apresentou a lista de trending topics, que se tornou um dos principais termômetros do mundo online para análise dos assuntos em voga. Em setembro do ano passado, o site passou por sua principal reforma, introduzindo um novo layout com novas possibilidades de interação.

Hoje, estima-se que o Twitter possua 190 milhões de usuários, o que o coloca na nona posição entre os sites mais acessados globalmente, segundo ranking do site Alexa.com. Além disso, o microblog se tornou uma ferramenta de mobilização social, como visto nos protestos contra as fraudes nas eleições iranianas de 2009, e nas recentes revoluções que atingiram países do mundo árabe, como a Tunísia e o Egito.

Fonte: Exame



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!