Marketing: Portugal tem 16 milhões de cartões de telemóvel activos

Março 19, 2011 by  
Filed under Notícias

Portugal tinha, no final de 2010, cerca de 16,47 milhões de clientes móveis, um crescimento de 2% face ao trimestre anterior.

Os planos pré-pagos representavam 72,1% do total, os pós-pagos cerca de 15,6% e os planos combinados/híbridos cerca de 12,3%, segundo dados divulgados pela Anacom.

No final de Dezembro, a penetração do serviço móvel ascendia a 154,9 por 100 habitantes. Quanto ao número de utilizadores de banda larga, ascendia a cerca de 10,5 milhões.

“De acordo com o mais recente Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas promovido pela Anacom, cerca de 20% dos consumidores deste serviço dispõem de mais do que um cartão activo”, segundo o comunicado do regulador.

No período em análise foram enviadas mais de 6,7 mil milhões de mensagens escritas, mais 2% face ao trimestre anterior e mais 5,9% relativamente ao período homólogo. O número de mensagens de valor acrescentado ultrapassou 20 milhões, o que é equivalente a 0,3% do total de SMS enviados.

O número de utilizadores activos e que efectivamente utilizaram serviços característicos de 3.ª geração (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile TV, etc.) atingiu cerca de 4,1 milhões, mais 8,6% que no trimestre anterior.

No período em análise, o número de chamadas recebidas na rede móvel foi 2,19 mil milhões, um crescimento de 0,4% face ao trimestre anterior, e de 4,3% face ao trimestre homólogo. O tráfego fixo-móvel apresenta uma variação negativa significativa (-4,2%), reforçando-se assim a tendência que se vem registando há alguns anos, garante a análise da Anacom.

Foram realizadas cerca de 1,05 milhões de videochamadas, menos 21,5% do que no trimestre anterior.

Quanto ao número de utilizadores do serviço de mobile TV, rondou 57.400 (1,4% do total de estações móveis com utilização efectiva de serviços 3G). Face ao trimestre anterior, verifica-se um decréscimo de cerca de 7,1% no número de utilizadores.

Fonte: Económico



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!