Marketing: Exército dos EUA vai recorrer a perfis falsos nas redes sociais

Março 22, 2011 by  
Filed under Notícias

O Exércitos norte-americano encomendou um software para criar perfis falsos nas redes sociais. O objectivo é usar serviços como o Facebook e o Twitter para veicular propaganda favorável aos Estados Unidos da América, avançam as agências internacionais, com base numa reportagem de investigação publicada pelo The Guardian.

De acordo com a informação reunida pelo jornal inglês, o Comando Central Americano, que supervisiona as acções militares no Médio Oriente e Ásia, contratou a empresa californiana Ntrepid para desenvolver um programa capaz de criar perfis online fictícios, mas com conteúdo suficiente para lhes conferir realismo.

As contas serão apenas usadas para espalhar propaganda em árabe, farsi, urdu e pashtun, não se destinando a uma audiência norte-americana, porque tal não seria legal, segundo o porta-voz do Comando, citado pelo jornal.

O software vai permitir a cada militar controlar até 10 perfis e participar em conversações online, através das redes sociais, blogues e fóruns de discussão, a partir dos EUA, mas os servidores utilizados estarão preparados para dar a ilusão de que os perfis pertencem a internautas em diferentes regiões, adiantou o responsável.

Segundo os meios internacionais, a acção faz parte de um programa mais alargado para combater a presença online da al-Qaeda e outras organizações anti-americanas, o Operation Earnest Voice (OEV), iniciado durante a guerra do Iraque. Actualmente destina-se a combater acções de grupos extremistas em zonas como o Paquistão, Afeganistão e em algumas zonas do Médio Oriente.

Fonte: Sapo TeK



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!