Marketing: Os perigos dos negócios da moda

Março 24, 2011 by  
Filed under Notícias

Não é só o mercado de moda que tem lançado novas tendências a cada estação. No mundo dos negócios, o sucesso de ontem pode se tornar o fracasso de amanhã. Quer exemplos? Se até pouco tempo atrás o melhor dos investimentos no verão era vender açaí, hoje quem lucra alto nesse período são as iogurterias. Enquanto isso, na internet, montar uma lojas virtual já não parece um negócio tão bom quanto criar um site de compras coletivas.

Tão irresistível quanto lucrativo, investir em um negócio que está ‘na moda’ pode também ser uma cilada sem o planejamento adequado. Conhecer bem o mercado, suas tendências e ter uma estratégia para se tornar referência em um segmento são só alguns dos cuidados para aproveitar ao máximo essas oportunidades momentâneas.

“Primeiro, o empreendedor precisa avaliar se o tipo de negócio é para ele, porque o fato de ser lucrativo não significa que ele vá gostar de ou ter competência para trabalhar na área”, diz o coordenador do centro de empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Marcos Hashimoto.

Uma vez no mercado, o empreendedor precisa conseguir relevância em meio à concorrência. “A estratégia de trabalho precisa ser diferente das outras ou o produto precisa ter algum grau de inovação, assim a empresa se sobressai mesmo não sendo pioneira”, diz Hashimoto.

Pioneirismo. O empresário Germano Spadini, de 31 anos, lançou moda há dois anos, quando passou a fabricar e vender o adesivo da ‘família feliz’, que hoje enfeita carros em todos os cantos da cidade.

A ideia surgiu quando a mulher do empreendedor estava grávida e ele criou um brasão da família para enfeitar o quarto com o desenho de bonecos representando mamãe, papai e o filho. As figuras chamaram a atenção de amigos que visitaram a criança na maternidade, o que levou Spadini – que já era dono da empresa Job Design Criativo – a fabricar adesivos com os bonecos.

No ano passado, as vendas dispararam e o faturamento da empresa dobrou. Hoje, as lojas física e virtual da companhia vendem uma média de oito mil adesivos por mês. “Antes eu trabalhava sozinho, agora tenho outros dois funcionários e uma nova máquina para fabricar adesivos.”

O sucesso, porém, trouxe com ele a concorrência. Para se diferenciar, Spadini agora fabrica versões personalizadas dos desenhos. Ele também já está se preparando para quando a moda desses adesivos – responsáveis por 70% do faturamento da empresa – passar. “Estou criando novos adesivos decorativos e investindo em painéis fotográficos.”

Atualização. Segundo o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Carmo de Oliveira, agregar novos produtos e atrair diferentes públicos contribuem para a sobrevivência da empresa depois que a ‘febre’ passa. “Se você tem uma sorveteria, que vende muito no verão, uma alternativa é comercializar também sanduíches e salgados para manter os resultados no inverno”, exemplifica.

Estudar as tendências do mercado para entender o tempo de vida do negócio e identificar se há produtos substitutos para quando a moda passar, também ajuda na tomada de decisões. “Toda tendência tem um tempo de maturação e declínio. O público gosta de novidade, então é preciso saber se renovar.”

A empresa que o administrador Ricardo Gomes, 25, abriu com outros três sócios, já nasceu precisando dessa renovação.

No ano passado, eles começaram a investir no desenvolvimento de um site de compras coletivas, o Sampa Descontos. No mesmo período, porém, entraram no mercado grandes empresas desse segmento. “Levamos um tombo. Os grandes concorrentes já tinham estourado quando nosso site entrou no ar e, como eles tinham muito capital, tivemos de ficar atrás.”

O Sampa Descontos teve bons resultados no ano passado, mas Gomes diz que o mercado já entrou em declínio neste ano. Como há muita concorrência, os sócios encontram dificuldades para fechar contratos. “Esse mercado ainda vai ser muito utilizado pelos consumidores, mas a febre das compras coletivas vai diminuir e só quem tiver um bom portfólio de empresas é que vai continuar crescendo”, diz ele.

Para fazer parte desse grupo, Gomes já tem uma estratégia. Está investindo no lançamento de ofertas para datas comemorativas como o dia dos namorados e pretende lançar, até o meio deste ano, um serviço de envio de vouchers por meio de mensagem de texto para o celular.

Fonte: Estadão



Enter Google AdSense Code Here

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!