Inovação: Brasil torna-se parceiro desejado para a inovação em biotecnologia
Março 29, 2011 by Inovação & Marketing
Filed under Notícias
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) criou, esta semana, a Associação de Brasileira de Biotecnologia (BRBiotec Brasil), com o objectivo de fazer com que conhecimentos académicos se tornem soluções práticas e integradas ao dia-a-dia das pessoas.
Esta organização resulta de uma tentativa importante de se organizar os sectores de biotecnologia e empresarial. “O grande ponto da dificuldade em se transformar biotecnologia em activos é justamente essa junção da academia com o empreendedorismo. Para o Brasil, é muito importante ter o sector de biotecnologia organizado”, explicou à Lusa Fernando Kreuds, presidente da BRBiotec.
“O Brasil tomou uma posição bastante interessante, principalmente pela sua relação com o etanol. O bioetanol foi, por assim dizer, uma apresentação para o mundo, mostrando que a biotecnologia poderia, sim, ser no Brasil uma indústria forte e poderosa”, adiantou.
“E isto é apenas uma pequena mostra da biotecnologia. Ela está presente em diversas áreas como energia, meio ambiente, agricultura, saúde. Nos últimos 30 anos o país investiu pesadamente na questão académica e o país se transformou numa potência de produção de ciência. O desfio agora é fazer dessa ciência, produtos e vendê-los para o mundo”, disse Fernando Kreuds.
“Outro aspecto a ser destacado é que as empresas de biotecnologia rapidamente se tornam empresas globais. Isso ocorre porque as barreiras que temos no mundo hoje, se desintegram diante da tecnologia. O Brasil é um grande parceiro das nações que já trabalham com este produto, reconhecido pela sua capacidade de inovar”, concluiu.
Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!