Marketing: Amazon sai na frente da Google e lança serviço de música na nuvem
Abril 3, 2011 by Inovação & Marketing
Filed under Notícias
Amazon Cloud Drive permite criar “unidade de disco pessoal na nuvem”, para MP3 e outros documentos; player permite tocar as músicas no browser.
Na esteira dos rumores de que a Google estaria preparando um concorrente ao serviço iTunes, da Apple, com uma loja própria de música digital, a Amazon anunciou sua entrada no mercado com um serviço de música baseado na nuvem.
“Gerenciar uma coleção de música digital é uma confusão”, disse o CEO e fundador da Amazon.com, Jeff Bezos, em carta aberta a clientes no site da empresa, na segunda-feira (28/3). “É possível comprar música de seu celular, mas aí você ficará empacado lá. É possível comprar música de seu computador de trabalho, mas aí você terá de se lembrar de transferi-la para seu computador de casa… E mais, se você, não fizer um backup regular de sua coleção de músicas, poderá perdê-la em um crash de HD.”
A Amazon, então, afirma ter a solução com seu novo serviço: Amazon Cloud Drive e Amazon Cloud Player.
O Amazon Cloud Driver é uma “unidade de disco pessoal na nuvem”, ao passo que o Amazon Cloud Player é, bem, um player de música na web. Está certo – o Amazon Cloud Drive será algo como o tão comentado armário de músicas digitais da Google, um sistema de armazenamento na nuvem para todas as suas músicas.
A notícia deve causar impacto tanto para a Apple como para a Google. Para a Apple, porque o iTunes tem sido o líder de mercado por, bem, sempre (66% das vendas de música digital em dezembro de 2010 ocorreram pelo iTunes). Para a Google, porque ela não tem tido sucesso na tentativa de fazer seu “armário de músicas” acontecer.
O Cloud Drive é a novidade central. Você não apenas poderá carregar e acessar sua coleção de músicas digitais de qualquer lugar, mas também poderá carregar “quaisquer outros documentos digitais”. A Amazon dá a seus clientes 5 GB iniciais de armazenamento na nuvem – e as compras de MP3 da Amazon são armazenadas gratuitamentes e não são descontadas da cota de espaço do usuário.
O Amazon Cloud Player é simplesmente um player baseado em navegador, mas a Amazon também tem um app Android de mesmo nome.
Com base na movimentação recente da empresa rumo ao Android, parece que um tablet da Amazon rodando Android é inevitável.
Fonte: IDG Now!
Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!